Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9LHRR
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Ensino da arte no Brasil no século XIX XX XXI: breve trajetória |
Autor(es): | Graciana Maria dos Santos Oliveira |
Primeiro Orientador: | Kleumanery de Melo Barboza |
Primeiro membro da banca : | Conceicao Linda de Franca |
Segundo membro da banca: | Evandro Jose Lemos da Cunha |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo, apresentar de forma breve, um relato sobre a trajetória do ensino de artes no Brasil, tendo como objeto de estudo os séculos XIX, XX e XXI. No século XIX, abordaremos como o ensino de artes foi implantado no país, a partir da chegada da Missão Artística Francesa e da Criação da Real Escola de Belas Artes. No segundo capítulo, dedicado ao século XX, relataremos as transformações ocorridas no ensino das artes, com a criação do primeiro curso superior para a formação do professor de artes, e, como o governo ditatorial refletiu e interferiu no ensino de artes. Por fim, no terceiro capítulo, como a arte vem sendo ensinada nos dias atuais e as tecnologias que auxiliam o professor como facilitadores de aprendizagem. |
Assunto: | Arte Estudo e ensino Brasil História |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9LHRR |
Data do documento: | 12-Dez-2015 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
monografia_graciana_maria_dos_santos_oliveira.pdf | 610.92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.