Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9LHRR
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Ensino da arte no Brasil no século XIX XX XXI: breve trajetória |
Authors: | Graciana Maria dos Santos Oliveira |
First Advisor: | Kleumanery de Melo Barboza |
First Referee: | Conceicao Linda de Franca |
Second Referee: | Evandro Jose Lemos da Cunha |
Abstract: | Este trabalho tem por objetivo, apresentar de forma breve, um relato sobre a trajetória do ensino de artes no Brasil, tendo como objeto de estudo os séculos XIX, XX e XXI. No século XIX, abordaremos como o ensino de artes foi implantado no país, a partir da chegada da Missão Artística Francesa e da Criação da Real Escola de Belas Artes. No segundo capítulo, dedicado ao século XX, relataremos as transformações ocorridas no ensino das artes, com a criação do primeiro curso superior para a formação do professor de artes, e, como o governo ditatorial refletiu e interferiu no ensino de artes. Por fim, no terceiro capítulo, como a arte vem sendo ensinada nos dias atuais e as tecnologias que auxiliam o professor como facilitadores de aprendizagem. |
Subject: | Arte Estudo e ensino Brasil História |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9LHRR |
Issue Date: | 12-Dec-2015 |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monografia_graciana_maria_dos_santos_oliveira.pdf | 610.92 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.