Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AE7N4L
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Ciências na educação infantil: o planejar e o desenvolver de uma atividade sobre fenômenos naturais em uma turma de cinco anos
Autor(es): Gilvânia Costa Fernandes Soares
primer Tutor: Eliane Ferreira de Sá
primer miembro del tribunal : Nilma Soares da Silva
Resumen: O trabalho em questão trata-se da exposição e reflexão de um planejamento pedagógico, na área de ciências naturais, realizado em uma Unidade de Educação Infantil ( UMEI) do município de Belo Horizonte com crianças na faixa etária de cinco anos. A concepção nos dias de hoje para se ensinar ciências é a de que deve-se problematizar e desafiar os alunos para que possam aprender conceitos por meio de reflexão e investigação. Considera-se seu desenvolvimento na aprendizagem quando o mesmo acrescenta a seus conceitos prévios do cotidiano, sofisticando-os aos conceitos científico, em um processo ativo. Usando como referência discussões de autores como Piaget e Vygotsky. Nesse planejamento foi realizada uma atividade, dividida em cinco etapas, sobre o conceito de imagem a partir de um objeto real e virtual e da construção de uma câmera escura. Pôde-se constatar que o fator empírico atua na construção do conhecimento da criança uma vez que ela age ativamente sobre o objeto. Posterior a cada ação realizou-se análise dos dados registrados por conversas em grupos e individuais, desenhos, fotografias e filmagens. Como resultados, concluiu-se que um real aprendizado do ensino de ciências não se faz levando em consideração características do conhecimento em relação ao conteúdo, mas deve levar em consideração as características dos alunos, como a especificidade da idade, sua capacidade de raciocínio e seu conhecimento prévio dependendo da cultura que está inserida
Asunto: Educação de crianças 
Aprendizagem experimental 
Professores de ciências Formação 
Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino 
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AE7N4L
Fecha del documento: 9-may-2015
Aparece en las colecciones:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
gilv_nia_costa_fernandes.pdf3.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.