Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AE7N4L
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Eliane Ferreira de Sápt_BR
dc.contributor.referee1Nilma Soares da Silvapt_BR
dc.creatorGilvânia Costa Fernandes Soarespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T08:59:53Z-
dc.date.available2019-08-12T08:59:53Z-
dc.date.issued2015-05-09pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-AE7N4L-
dc.description.resumoO trabalho em questão trata-se da exposição e reflexão de um planejamento pedagógico, na área de ciências naturais, realizado em uma Unidade de Educação Infantil ( UMEI) do município de Belo Horizonte com crianças na faixa etária de cinco anos. A concepção nos dias de hoje para se ensinar ciências é a de que deve-se problematizar e desafiar os alunos para que possam aprender conceitos por meio de reflexão e investigação. Considera-se seu desenvolvimento na aprendizagem quando o mesmo acrescenta a seus conceitos prévios do cotidiano, sofisticando-os aos conceitos científico, em um processo ativo. Usando como referência discussões de autores como Piaget e Vygotsky. Nesse planejamento foi realizada uma atividade, dividida em cinco etapas, sobre o conceito de imagem a partir de um objeto real e virtual e da construção de uma câmera escura. Pôde-se constatar que o fator empírico atua na construção do conhecimento da criança uma vez que ela age ativamente sobre o objeto. Posterior a cada ação realizou-se análise dos dados registrados por conversas em grupos e individuais, desenhos, fotografias e filmagens. Como resultados, concluiu-se que um real aprendizado do ensino de ciências não se faz levando em consideração características do conhecimento em relação ao conteúdo, mas deve levar em consideração as características dos alunos, como a especificidade da idade, sua capacidade de raciocínio e seu conhecimento prévio dependendo da cultura que está inseridapt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectformação de conceitospt_BR
dc.subject.otherEducação de crianças pt_BR
dc.subject.otherAprendizagem experimental pt_BR
dc.subject.otherProfessores de ciências Formação pt_BR
dc.subject.otherCiências (Ensino fundamental) Estudo e ensino pt_BR
dc.titleCiências na educação infantil: o planejar e o desenvolver de uma atividade sobre fenômenos naturais em uma turma de cinco anospt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gilv_nia_costa_fernandes.pdf3.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.