Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AE7N4L
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Eliane Ferreira de Sá | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Nilma Soares da Silva | pt_BR |
dc.creator | Gilvânia Costa Fernandes Soares | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-12T08:59:53Z | - |
dc.date.available | 2019-08-12T08:59:53Z | - |
dc.date.issued | 2015-05-09 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AE7N4L | - |
dc.description.resumo | O trabalho em questão trata-se da exposição e reflexão de um planejamento pedagógico, na área de ciências naturais, realizado em uma Unidade de Educação Infantil ( UMEI) do município de Belo Horizonte com crianças na faixa etária de cinco anos. A concepção nos dias de hoje para se ensinar ciências é a de que deve-se problematizar e desafiar os alunos para que possam aprender conceitos por meio de reflexão e investigação. Considera-se seu desenvolvimento na aprendizagem quando o mesmo acrescenta a seus conceitos prévios do cotidiano, sofisticando-os aos conceitos científico, em um processo ativo. Usando como referência discussões de autores como Piaget e Vygotsky. Nesse planejamento foi realizada uma atividade, dividida em cinco etapas, sobre o conceito de imagem a partir de um objeto real e virtual e da construção de uma câmera escura. Pôde-se constatar que o fator empírico atua na construção do conhecimento da criança uma vez que ela age ativamente sobre o objeto. Posterior a cada ação realizou-se análise dos dados registrados por conversas em grupos e individuais, desenhos, fotografias e filmagens. Como resultados, concluiu-se que um real aprendizado do ensino de ciências não se faz levando em consideração características do conhecimento em relação ao conteúdo, mas deve levar em consideração as características dos alunos, como a especificidade da idade, sua capacidade de raciocínio e seu conhecimento prévio dependendo da cultura que está inserida | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.subject | formação de conceitos | pt_BR |
dc.subject.other | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.other | Aprendizagem experimental | pt_BR |
dc.subject.other | Professores de ciências Formação | pt_BR |
dc.subject.other | Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Ciências na educação infantil: o planejar e o desenvolver de uma atividade sobre fenômenos naturais em uma turma de cinco anos | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
gilv_nia_costa_fernandes.pdf | 3.12 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.