Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AELR6X
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | O corpo em movimento na educação infantil: uma possibilidade de integração |
Authors: | Mariza Aparecida Pereira |
First Advisor: | Liberia Rodrigues Neves |
First Referee: | Andre Soares da Cunha |
Abstract: | O presente trabalho aborda algumas possibilidades de prática de ensino voltada para as necessidades de movimento apresentadas pelas crianças. Trata-se de uma intervenção na própria prática pedagógica. Apresenta-se um breve histórico do corpo, nos contextos de aprendizagem. Apresentam-se atividades desenvolvidas e analisadas com base na teoria de Henri Wallon sobre o desenvolvimento de crianças, devido à abrangência de sua teoria ao observar a construção dos sujeitos como um todo. A análise permitiu uma reflexão da prática e compreensão das possibilidades de envolver as crianças em momentos de aprendizagem que respeitam seu desejo e necessidade de movimento, ao mesmo tempo em que favorecem a aprendizagem das múltiplas linguagens. |
Subject: | Professores de ensino fundamental Formação Analise de interação em educação Ambiente de sala de aula Psicologia educacional Disciplina da criança Manejo de classe Disciplina escolar Professores e alunos |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AELR6X |
Issue Date: | 9-May-2015 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
mariza_aparecida_pereira.pdf | 534.13 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.