Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AELR6X
Type: Monografias de Especialização
Title: O corpo em movimento na educação infantil: uma possibilidade de integração
Authors: Mariza Aparecida Pereira
First Advisor: Liberia Rodrigues Neves
First Referee: Andre Soares da Cunha
Abstract: O presente trabalho aborda algumas possibilidades de prática de ensino voltada para as necessidades de movimento apresentadas pelas crianças. Trata-se de uma intervenção na própria prática pedagógica. Apresenta-se um breve histórico do corpo, nos contextos de aprendizagem. Apresentam-se atividades desenvolvidas e analisadas com base na teoria de Henri Wallon sobre o desenvolvimento de crianças, devido à abrangência de sua teoria ao observar a construção dos sujeitos como um todo. A análise permitiu uma reflexão da prática e compreensão das possibilidades de envolver as crianças em momentos de aprendizagem que respeitam seu desejo e necessidade de movimento, ao mesmo tempo em que favorecem a aprendizagem das múltiplas linguagens.
Subject: Professores de ensino fundamental Formação 
Analise de interação em educação  
Ambiente de sala de aula
Psicologia educacional
Disciplina da criança
Manejo de classe
Disciplina escolar
Professores e alunos  
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AELR6X
Issue Date: 9-May-2015
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mariza_aparecida_pereira.pdf534.13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.