Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AGUNF9
Type: Monografias de Especialização
Title: Descrição de um modelo de atividade investigativa na área de ciências da natureza com crianças em fase de alfabetização: relato de experiência
Authors: Christine Aparecida Ribeiro Rocha
First Advisor: Rosilene Siray Bicalho
Abstract: Este trabalho está relacionado com a minha construção, em uma comunidade escolar da periferia de Montes Claros, de uma experiência que venha se adequar à metodologia de Ensino de Ciências por Investigação com alunos em fase de letramento. Para isso foram desenvolvidas, no primeiro ano do Ensino Fundamental, atividade investigativa sobre o ciclo da água associada ao cotidiano do aluno , articulando o ensino de ciências com a alfabetização(leitura e escrita). Foram usados textos literários para identificação das idéias prévias dos alunos e atividade experimental para construção de conceitos. A avaliação da aprendizagem dos estudantes foi feita por meio de desenhos e diálogos sobre os mesmos. Os resultados analisados, à luz do pensamento Vigostskyano acerca do processo de formação dos conceitos, foram promissores, pois palavras como estados sólido, líquido e gasoso, e sua significação foram incluídas ao vocabulário de crianças em fase inicial de alfabetização.
Subject: Ciência Estudo e ensino
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AGUNF9
Issue Date: 12-Dec-2009
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
christine_aparecida_ribeiro_rocha.pdf15.89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.