Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AGUQBU
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Do entulho retirado da malha ferroviária brasileira: reutilização do dormente |
Authors: | Renata Garcia de Sena |
First Advisor: | Danielle Meireles de Oliveira |
Abstract: | Estima-se que a malha ferroviária brasileira tenha cerca de 29.640 quilômetros de extensão, recurso que é pouco utilizado no Brasil, levando em consideração sua extensão territorial. Composta basicamente por trilho e dormente, a malha oferece vários recursos de transporte para minério e grãos, que são os principais responsáveis por movimentar a economia dos trilhos brasileiros. Os trilhos nacionais possuem cerca de 3.793.920 toneladas de madeira em forma dedormentes, que tem suas peças distribuídas em uma média de mil e seiscentas peças a cada quilômetro. Em contrapartida a utilização de concreto protendido e dormentes metálico é cada dia mais comum, visto a política ambientalista atual, que tem como argumento a grande devastação das florestas e o imenso impacto que as mesmas sofrem para a extração do insumo dos dormentes de madeira. Reutilização dos dormentes de madeira, oriundos das ferrovias brasileiras, é umtema cujo potencial está em ascensão tendo em vista as inúmeras finalidades para os mesmos. Apesar de sua vida útil como madeira de estrutura estar comprometida, as aplicações para a madeira retirada são enormes e variam de madeira na construção civil até a construção de caixotes. Além de se evitar um novo desmatamento na extração da matéria prima, destina-se de forma sustentável o entulho gerado nas reformas das vias ferroviárias, solucionando de uma só vez, dois desafios. A pesquisa abordara a importância da sustentabilidade e reutilização dos entulhos na engenharia civil, em específico os dormentes retirados da malha ferroviária brasileira ratificando a importância e abordando aspectos da reutilização da madeira, apontando soluções para essa questão delicada em que se vive nosdias atuais, e apresentando aplicações interessantes para o insumo retirado da malha ferroviária |
Subject: | Dormentes de ferrovias Ferrovias Sustentabilidade Construção civil |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AGUQBU |
Issue Date: | 2-Mar-2016 |
Appears in Collections: | Especialização em Construção Civil |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_renata_sena_vers__o_final.pdf | 997.51 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.