Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-99FKEV
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Modulações do duplo: a crise do desejo no cinema contemporâneo
Autor(es): Henrique Codato
Primeiro Orientador: Cesar Geraldo Guimaraes
Primeiro membro da banca : Denilson Lopes Silva
Segundo membro da banca: Guilherme Massara Rocha
Terceiro membro da banca: Carlos Magno Camargos Mendonca
Quarto membro da banca: Eduardo Antônio de Jesus
Resumo: Este trabalho discute as modulações do duplo em três produções do cinema contemporâneo: Cidade dos Sonhos (David Lynch,2001); Elefante (Gus Van Sant, 2003) e Mal dos Trópicos (Apichatpong Weerasethakul, 2004). Em um movimento de caráter exploratório, servindo-nos de leituras dos campos da psicanálise e da antropologia, consideramos o filme como um espaço privilegiado na elaboração das subjetividades, um agenciador de relações construídas tanto entre os personagens quanto entre a obra e o espectador. Destacamos as distintas formas de endereçamento do olhar presentes na especificidade de cada obra, procurando compreender, por meio da figura do duplo, de que forma o desejo atravessa, mobiliza e enlaça os sujeitos (personagens e espectadores) nessas narrativas. Chegamos, desse modo, a três modulações da figura do duplo: a sedução em Mal dos Trópicos, a errância em Elefante e a fantasia em Cidade dos Sonhos.
Abstract: This thesis aims to reflect on three different contemporary films: Mulholland Drive (David Lynch, 2001), Elephant (Gus Van Sant, 2003) and Tropical Malady (Apichatpong Weerasethakul, 2004), based on the figure of Double. Considering the film as a privileged space where subjectivity can be elaborated between characters and spectatorship and adopting a heuristic initiative founded on some notions deriving of psychoanalysis and anthropology fields, we intend to associate the singularity of each of these narratives to a specific psychic investment to the spectator considered as a desiring subject. Enhancing the multiple ways that the sight can be challenged in these movies, we investigate how desire operates trough these narratives employing the double as an asset. As the three modulations of Double, we selected the seduction as the figure that main represents Tropical Malady, the wander for Elephant and the fantasy for Mulholland Drive.
Assunto: Sud pralad (Filme)
Elephant (Filme)
Mulholland drive (Filme)
Comunicação
Comunicação de massa
Desejo no cinema
Cinema
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-99FKEV
Data do documento: 28-Jun-2013
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