Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJFXL
Type: Monografias de Especialização
Title: Ensino de fotossíntese numa de 5º ano do ensino fundamental: diagnóstico, análise e proposta
Authors: Vanessa Aparecida da Silva
First Advisor: Ana Cristina Ribeiro Vaz Rezende
Abstract: Neste trabalho de pesquisa, buscou-se investigar a prática pedagógica de uma professora em suas aulas de Ciências, durante a construção do conceito científico do processo da fotossíntese, numa turma de 5º ano Ensino Fundamental da Escola Municipal José Vilaça Guimarães, localizada em Betim, região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. Além disso, propor uma atividade investigativa para o tema fotossíntese. A pesquisa é de natureza qualitativa e discute as estratégias de ensino usadas pela professora com relação à LBD (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), aos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) e às Matrizes Curriculares de Betim. As aulas de Ciências que abordavam o tema fotossíntese foram acompanhadas, gravadas em áudio e vídeo e uma entrevista semiestruturada foi realizada com a professora pesquisada. Os resultados indicam que a professora não faz planejamentos diários ou mensais o que, possivelmente, contribui para a dificuldade em desenvolver atividades investigativas evoluindo para a dificuldade de aprendizagem de conceitos científicos da turma de alunos observada.
Subject: Educação
Fotossíntese  Estudo e ensino
Ciência  Estudo e ensino
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJFXL
Issue Date: 23-Feb-2013
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_revisada.pdf1.89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.