Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJG42
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Marcia Maria Martins Parreiras | pt_BR |
dc.creator | Isabela Marques de Moura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-09T21:48:28Z | - |
dc.date.available | 2019-08-09T21:48:28Z | - |
dc.date.issued | 2013-02-23 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJG42 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho teve por objetivo identificar as concepções prévias de estudantes do nono ano do ensino fundamental sobre o que é ciência, quem é o cientista e como ocorre a atividade científica. Além disso, buscou avaliar algumas contribuições e limites proporcionados pelas atividades investigativas para a construção de uma visão mais contextualizada, critica e holística sobre os referidos elementos. Para tanto, utilizou-se como metodologia a aplicação de dois questionários abertos - o pré-teste e o pós-teste -; e a realização de uma sequênciadidática com três atividades sob a perspectiva investigativa. As atividades constituíram-se em: (1) realização de dinâmica; (2) discussão reflexiva de um texto e, por fim, (3) exibição e discussão de um filme. Ao final das etapas metodológicas, concluímos que os estudantes possuem visões deformadas do trabalho científico, do cientista e da própria ciência, predominando a visão empirista. Além disso, avaliousea necessidade de maior período de tempo para trabalhar novas concepções sobre aqueles elementos, uma vez que ainda é bastante forte o fundamento empirista nas práticas escolares de ensino-aprendizagem no campo das Ciências Naturais. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Concepções dos estudantes | pt_BR |
dc.subject | Ciência | pt_BR |
dc.subject | Atividades investigativas | pt_BR |
dc.subject | Cientista | pt_BR |
dc.subject | Trabalho científico | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Ciência Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Cientistas | pt_BR |
dc.subject.other | Ciencia Aspectos sociais | pt_BR |
dc.title | Concepções sobre ciência, cientistas e atividade científica: algumas contribuições e limites das atividades investigativas | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
limites_e_contribui__es_das_atividades_investigativas.pdf | 468.65 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.