Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJG42
Type: Monografias de Especialização
Title: Concepções sobre ciência, cientistas e atividade científica: algumas contribuições e limites das atividades investigativas
Authors: Isabela Marques de Moura
First Advisor: Marcia Maria Martins Parreiras
Abstract: O presente trabalho teve por objetivo identificar as concepções prévias de estudantes do nono ano do ensino fundamental sobre o que é ciência, quem é o cientista e como ocorre a atividade científica. Além disso, buscou avaliar algumas contribuições e limites proporcionados pelas atividades investigativas para a construção de uma visão mais contextualizada, critica e holística sobre os referidos elementos. Para tanto, utilizou-se como metodologia a aplicação de dois questionários abertos - o pré-teste e o pós-teste -; e a realização de uma sequênciadidática com três atividades sob a perspectiva investigativa. As atividades constituíram-se em: (1) realização de dinâmica; (2) discussão reflexiva de um texto e, por fim, (3) exibição e discussão de um filme. Ao final das etapas metodológicas, concluímos que os estudantes possuem visões deformadas do trabalho científico, do cientista e da própria ciência, predominando a visão empirista. Além disso, avaliousea necessidade de maior período de tempo para trabalhar novas concepções sobre aqueles elementos, uma vez que ainda é bastante forte o fundamento empirista nas práticas escolares de ensino-aprendizagem no campo das Ciências Naturais.
Subject: Educação
Ciência  Estudo e ensino
Cientistas
Ciencia Aspectos sociais
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJG42
Issue Date: 23-Feb-2013
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
limites_e_contribui__es_das_atividades_investigativas.pdf468.65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.