Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJHZV
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Santer Alvares de Matospt_BR
dc.creatorAline Cristina Ribeiro da Matapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T14:54:41Z-
dc.date.available2019-08-10T14:54:41Z-
dc.date.issued2011-12-02pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJHZV-
dc.description.resumoEste trabalho propôs uma sequência didática para o conteúdo metodologia científica, temática abordada nas aulas de Ciências e Biologia. Dentro desse assunto, a verdade em ciências foi discutida inicialmente após a leitura de um texto problematizador, como introdução do trabalho. Depois das reflexões, a atividade de investigação foi norteada pelas crendices populares, com o objetivo de agregar autilização de assuntos do senso comum para inserir os conceitos científicos. Dessa maneira, foi abordada em todas as aulas as características do ensino investigativo, como a valorização da autonomia dos estudantes em sala de aula no levantamento de hipóteses, o posicionamento crítico na resolução de problemas, a proposição demetodologias e a divulgação das conclusões.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngajamentopt_BR
dc.subjectEnsino de ciências por investigaçãopt_BR
dc.subjectSenso comumpt_BR
dc.subjectHabilidadespt_BR
dc.subjectCompetênciaspt_BR
dc.subjectCrendicespt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherCiência  Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherCredulidade  Aspectos sociaispt_BR
dc.titleA crendice popular como proposta de atividade didática investigativapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_vers_o_finalizada.pdf1.86 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.