Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJKHS
Type: Monografias de Especialização
Title: Proposta de atividade investigativa articulada à visita ao zoológico como estratégia para o ensino de ciências
Authors: Renata Vieira Saraiva
First Advisor: Elaine Soares Franca
Abstract: O trabalho discorre sobre a educação formal em espaço não formal de ensino utilizando como estratégia o ensino de ciências por meio de atividades investigativas. Espaços não formais de ensino como o Zoológico apresentam um grande potencial pedagógico que oferece recursos didáticos para o aprendizado de conceitos científicos. O ensino por investigação permite uma mudança na dinâmica do processo de ensino, valorizando a participação do aluno, que se torna não apenas um receptor do conhecimento, mas, sobretudo, um construtor do próprio conhecimento. A abordagem investigativa repensa o currículo escolar tradicional, que deixa o acúmulo de conteúdos e conceitos prontos, passando a ser um currículo em que o aluno participa como construtordo conteúdo. Assim, o objetivo desse trabalho é propor uma atividadeinvestigativa sobre animais ameaçados de extinção utilizando espaço não formal de ensino como o Zoológico.
Subject: Educação
Ciência  Estudo e ensino
Jardins zoológicos
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJKHS
Issue Date: 23-Feb-2013
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
trabalho.pdf270.46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.