Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9D9F28
Type: Monografias de Especialização
Title: Identificação das causas de abalroamento de veículos novos, durante sua movimentação na operação logística
Authors: Silvana Soares de Oliveira Luz
First Advisor: Leise Kelli de Oliveira
First Referee: Leandro Cardoso
Abstract: As colisões no trânsito no Brasil crescem de maneira assustadora, uma realidade dramática nas ruas e rodovias. A dimensão e o impacto desse problema ocorrem em vários países, não só no Brasil, tanto que a ONU (Organização das Nações Unidas) definiu o período de 2011 a 2020 como Década de Ações para a Segurança Viária no Mundo, orientando que cada país elabore suas ações e as execute de forma sistemática e com estabelecimento de metas eficazes para a redução de vítimas. Também é necessário o empenho e a contribuição dos motoristas para reduzir os altos índices de acidentes. E, para verificar as causas de colisões também em um ambiente de trabalho de um operador logístico, levantou-se o seguinte questionamento: quais as causas de abalroamento de veículos novos durante as operações logísticas? Neste contexto, este trabalho visa à aplicação do MASP (Método de Análise e Solução de Problemas), para identificação das causas de abalroamentos (colisões) de veículos novos, durante sua movimentação, no processo operacional logístico. O MASP é uma ferramenta utilizada no auxílio de soluções de problemas, por apresentar uma metodologia simples, estruturada e de fácil entendimento. Para este estudo de caso, foi realizada uma pesquisa por meio de um questionário, que aponta as principais causas do efeito abalroamento de veículos novos, na operação logística. Os resultados deste trabalho foram alcançados através da revisão bibliográfica, abordando os conceitos de abalroamento de veículos, choque, tombamento, colisão e capotamento, além da elaboração do processo PDCA junto à ferramenta do MASP e a utilização do diagrama de Causas e Efeitos (ou Diagrama de Espinha de Peixe ou Diagrama de Ishikawa).
Abstract: The collision in Brazilian traffic grows frightening, a tragic reality on the streets and highways. The size and the impact of this problem occurs in several countries, where the UN (United Nations) has set the period of 2011 to 2020 as the Actions for road safety in the world, directing that each country develop its actions and run consistently and with establishment of effective goals for the reduction of casualties. We need the commitment and contribution of motorists to reduce the high rates of accidents with vehicles. To verify the causes of collisions in the work environment of a logistic operator, where the operation involves moving vehicles using the labor of various drivers, the following questions: What causes collision of new vehicles during the logistics operations? In this context, the work aims at applying the MASP (method of analysis and troubleshooting), for identification the causes of collisions in new vehicles, during his operational logistical process handling. The MASP is a tool used in troubleshooting assistance, by presenting a simple methodology, structured and easy understand. For this case study, research was carried out through a questionnaire that points the main causes of collisions in new vehicles in logistics operation. The results of this work were achieved through the literature review, addressing the concepts of collision of vehicles, shock, tipping, collision and rollover, in addition to drafting the PDCA process next to the MASP and tool using the diagram of causes and effects (Ishikawa diagram).
Subject: Logística empresarial
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9D9F28
Issue Date: 18-Mar-2013
Appears in Collections:Especialização em Logística Estratégica e Sist. Transp.

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