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http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9HZJS8
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Traços, formas e discursos: ensino e lugares da Arte a partir do século XIX |
Autor(es): | Anderson Fernando Rodrigues da Silva |
primer Tutor: | Henrique Augusto Nunes Teixeira |
primer miembro del tribunal : | Daniela Maura dos Santos |
Segundo miembro del tribunal: | Evandro Jose Lemos da Cunha |
Resumen: | O objetivo deste trabalho é investigar os conceitos, valores, práticas e propostas desenvolvidas no ensino de artes visuais no Brasil em diferentes níveis e modalidades a partir do século XIX. Para tal análise, além de vários artigos e alguns capítulos de livros relacionados ao ensino de artes visuais, foram mobilizadas fontes primárias como projetos de lei e reformas do jurista e político Rui Barbosa e de artistas como Décio Villares, Aurélio de Figueiredo, Rodolpho Amoedo e Rodolpho Bernardelli bem como a leitura do cronista e jornalista João Carlos de Medeiros Pardal Mallet e Montenegro Cordeiro incluindo breves reflexões sobre o ensino de arte na década de 1970 e perspectivas contemporâneas. Dos enfrentamentos entre os agentes do ensino de artes visuais e os seus olhares para algumas experiências estrangeiras, é possível refletir sobre aspectos que influíram na estagnação, nos retrocessos e nos avanços da fruição artística nas suas dimensões estéticas, políticas e práticas. |
Asunto: | Artes |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9HZJS8 |
Fecha del documento: | 15-dic-2013 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
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silva__a.f.r._da._tra_os__formas_e_discursos___ensino_e_lugares_da_arte_a__partir_do_seculo_xix.pdf | 1.72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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