Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9HZJS8
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Traços, formas e discursos: ensino e lugares da Arte a partir do século XIX
Autor(es): Anderson Fernando Rodrigues da Silva
Primeiro Orientador: Henrique Augusto Nunes Teixeira
Primeiro membro da banca : Daniela Maura dos Santos
Segundo membro da banca: Evandro Jose Lemos da Cunha
Resumo: O objetivo deste trabalho é investigar os conceitos, valores, práticas e propostas desenvolvidas no ensino de artes visuais no Brasil em diferentes níveis e modalidades a partir do século XIX. Para tal análise, além de vários artigos e alguns capítulos de livros relacionados ao ensino de artes visuais, foram mobilizadas fontes primárias como projetos de lei e reformas do jurista e político Rui Barbosa e de artistas como Décio Villares, Aurélio de Figueiredo, Rodolpho Amoedo e Rodolpho Bernardelli bem como a leitura do cronista e jornalista João Carlos de Medeiros Pardal Mallet e Montenegro Cordeiro incluindo breves reflexões sobre o ensino de arte na década de 1970 e perspectivas contemporâneas. Dos enfrentamentos entre os agentes do ensino de artes visuais e os seus olhares para algumas experiências estrangeiras, é possível refletir sobre aspectos que influíram na estagnação, nos retrocessos e nos avanços da fruição artística nas suas dimensões estéticas, políticas e práticas.
Assunto: Artes
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9HZJS8
Data do documento: 15-Dez-2013
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

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