Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9HZJS8
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Henrique Augusto Nunes Teixeira | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Daniela Maura dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Evandro Jose Lemos da Cunha | pt_BR |
dc.creator | Anderson Fernando Rodrigues da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-11T22:12:39Z | - |
dc.date.available | 2019-08-11T22:12:39Z | - |
dc.date.issued | 2013-12-15 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9HZJS8 | - |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho é investigar os conceitos, valores, práticas e propostas desenvolvidas no ensino de artes visuais no Brasil em diferentes níveis e modalidades a partir do século XIX. Para tal análise, além de vários artigos e alguns capítulos de livros relacionados ao ensino de artes visuais, foram mobilizadas fontes primárias como projetos de lei e reformas do jurista e político Rui Barbosa e de artistas como Décio Villares, Aurélio de Figueiredo, Rodolpho Amoedo e Rodolpho Bernardelli bem como a leitura do cronista e jornalista João Carlos de Medeiros Pardal Mallet e Montenegro Cordeiro incluindo breves reflexões sobre o ensino de arte na década de 1970 e perspectivas contemporâneas. Dos enfrentamentos entre os agentes do ensino de artes visuais e os seus olhares para algumas experiências estrangeiras, é possível refletir sobre aspectos que influíram na estagnação, nos retrocessos e nos avanços da fruição artística nas suas dimensões estéticas, políticas e práticas. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Positivismo | pt_BR |
dc.subject | Crítica artística | pt_BR |
dc.subject | Capital cultural | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização cultural | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Império | pt_BR |
dc.subject | Desenho | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Tecnicismo | pt_BR |
dc.subject | República | pt_BR |
dc.subject.other | Artes | pt_BR |
dc.title | Traços, formas e discursos: ensino e lugares da Arte a partir do século XIX | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
silva__a.f.r._da._tra_os__formas_e_discursos___ensino_e_lugares_da_arte_a__partir_do_seculo_xix.pdf | 1.72 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.