Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9L5P84
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Ações e estratégias de intervenção em educação nutricional
Autor(es): Viviana Marques Flores
primer Tutor: Geralda Fortina dos Santos
primer miembro del tribunal : Lucas Miranda Kangussu Gomes Oliveira
Resumen: A educação nutricional é um processo educativo que une conhecimentos e experiências do educador e do educando e vislumbra-se em tornar os sujeitos autônomos e seguros pararealizarem suas escolhas alimentares, de forma que garantam uma alimentação saudável e prazerosa, que atenda às suas necessidades fisiológicas, psicológicas e sociais. É uma prática prevista no cotidiano do nutricionista e tem sido apontada como uma ferramenta para mudança dos hábitos alimentares, que colaboram para a prevenção e minimização dos efeitos das doenças crônicas não transmissíveis. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo identificar ações e estratégias de intervenção em educação alimentar e nutricional. Utilizou-se como metodologia a revisão narrativa, por meio de pesquisa nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde, a LILACS e a SCIELO, sendo selecionados dez artigos que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão pré-estabelecidos. Como resultado, observou-se que os artigos foram publicados, em maioria, por autores de sexo feminino e que as ações de intervenção em educação nutricional, em sua maioria, foram feitas em grupos e para população de adultos.Verificou-se a importância da educação nutricional, concluindo-se que a mudança de hábitos alimentares é tarefa difícil, pois envolve o sujeito, o seu desejo de mudança, o contexto em que está inserido, as estratégias de abordagem do profissional e, que só é atingida a longo prazo. Mostrou, ainda, que é necessária a conscientização dos profissionais que trabalham com esta ferramenta, para que eles se atentem para a publicação das suas experiências e para que os seus exemplos multipliquem essas ações e façam como que, a longo prazo, as tãoesperadas mudanças nos hábitos alimentares sejam vistas nos dados epidemiológicos.
Abstract: Nutritional education is an educational process that links knowledge and experience of the teacher and the student and glimpsed on making autonomous and safe to carry your food choices subject, so to ensure a healthy and enjoyable diet meets that their physiological needs, psychological and social. It is a practice provided for in daily nutritionist and has been implicated as a tool for changing eating habits that contribute to the prevention and minimization of the effects of chronic noncommunicable diseases. Thus, this study Aimed to identify actions and strategies of intervention in food and nutrition education. Methodologywas used to review the narrative by searching the databases of the Virtual Health Library, LILACS and SciELO, being selected ten articles met the inclusion that and exclusion criteria previously established. As a result, it was observed that the articles were published in mostly by female authors and intervention actions in nutrition education, mostly in groups and were made for the adult population. There was the importance of nutrition education, dietary change that concluding Is difficult because it involves the subject, your desire for change, the context in which it appears, strategies and professional approach, which is only achieved inthe long term. He also reported that the awareness of professionals working with this tool is necessary, so that they pay attention to the publication of their experiences and their examples multiply these actions and make the that in the long term, the long-awaited changes eatinghabits are seen in epidemiological data.
Asunto: Educação em enfermagem
Capacitação profissional
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9L5P84
Fecha del documento: 11-abr-2014
Aparece en las colecciones:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
tcc_viviana.pdf163.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.