Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9L5P84
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Geralda Fortina dos Santospt_BR
dc.contributor.referee1Lucas Miranda Kangussu Gomes Oliveirapt_BR
dc.creatorViviana Marques Florespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T19:17:37Z-
dc.date.available2019-08-14T19:17:37Z-
dc.date.issued2014-04-11pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9L5P84-
dc.description.abstractNutritional education is an educational process that links knowledge and experience of the teacher and the student and glimpsed on making autonomous and safe to carry your food choices subject, so to ensure a healthy and enjoyable diet meets that their physiological needs, psychological and social. It is a practice provided for in daily nutritionist and has been implicated as a tool for changing eating habits that contribute to the prevention and minimization of the effects of chronic noncommunicable diseases. Thus, this study Aimed to identify actions and strategies of intervention in food and nutrition education. Methodologywas used to review the narrative by searching the databases of the Virtual Health Library, LILACS and SciELO, being selected ten articles met the inclusion that and exclusion criteria previously established. As a result, it was observed that the articles were published in mostly by female authors and intervention actions in nutrition education, mostly in groups and were made for the adult population. There was the importance of nutrition education, dietary change that concluding Is difficult because it involves the subject, your desire for change, the context in which it appears, strategies and professional approach, which is only achieved inthe long term. He also reported that the awareness of professionals working with this tool is necessary, so that they pay attention to the publication of their experiences and their examples multiply these actions and make the that in the long term, the long-awaited changes eatinghabits are seen in epidemiological data.pt_BR
dc.description.resumoA educação nutricional é um processo educativo que une conhecimentos e experiências do educador e do educando e vislumbra-se em tornar os sujeitos autônomos e seguros pararealizarem suas escolhas alimentares, de forma que garantam uma alimentação saudável e prazerosa, que atenda às suas necessidades fisiológicas, psicológicas e sociais. É uma prática prevista no cotidiano do nutricionista e tem sido apontada como uma ferramenta para mudança dos hábitos alimentares, que colaboram para a prevenção e minimização dos efeitos das doenças crônicas não transmissíveis. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo identificar ações e estratégias de intervenção em educação alimentar e nutricional. Utilizou-se como metodologia a revisão narrativa, por meio de pesquisa nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde, a LILACS e a SCIELO, sendo selecionados dez artigos que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão pré-estabelecidos. Como resultado, observou-se que os artigos foram publicados, em maioria, por autores de sexo feminino e que as ações de intervenção em educação nutricional, em sua maioria, foram feitas em grupos e para população de adultos.Verificou-se a importância da educação nutricional, concluindo-se que a mudança de hábitos alimentares é tarefa difícil, pois envolve o sujeito, o seu desejo de mudança, o contexto em que está inserido, as estratégias de abordagem do profissional e, que só é atingida a longo prazo. Mostrou, ainda, que é necessária a conscientização dos profissionais que trabalham com esta ferramenta, para que eles se atentem para a publicação das suas experiências e para que os seus exemplos multipliquem essas ações e façam como que, a longo prazo, as tãoesperadas mudanças nos hábitos alimentares sejam vistas nos dados epidemiológicos.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação alimentar e nutricionalpt_BR
dc.subjectEstudos de intervençãopt_BR
dc.subjectConsumo alimentarpt_BR
dc.subject.otherEducação em enfermagempt_BR
dc.subject.otherCapacitação profissionalpt_BR
dc.titleAções e estratégias de intervenção em educação nutricionalpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_viviana.pdf163.25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.