Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKNRG
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Avaliação da aprendizagem e projeto político pedagógico: percursos para a construção do conhecimento |
Autor(es): | Arlete Viegas Ferreira |
primer Tutor: | Angela Carmem Abreu Fraga Fonseca |
primer miembro del tribunal : | Rosimar de Fatima Oliveira |
Resumen: | A consolidação do processo de gestão democrática participativa éextremamente importante no ambiente escolar por ser o caminho mais viável para a elaboração do Projeto Político Pedagógico - PPP. Este, por sua vez compõe-se de eixos temáticos variados, sendo a avaliação um dos assuntos mais polêmicos e discutidos na área educacional, devido à divergência de entendimentos que se têm sobre a mesma. Alunos e professores são os protagonistas deste processo, enquanto se refere à avaliação da aprendizagem, que é o objeto de análise deste trabalho, sendo que estes sujeitos, de acordo com nossos estudos, na instituição escolhida, não consideram este processo sob o mesmo olhar. O professor, na maioria das vezes utiliza-se apenas de testes e provas, valorando a quantidade referente a números e conceitos e não a qualidade da aprendizagem, alcançada pelos alunos ao longo dos estudos. Analisa-se, assim, as práticas pedagógicas, as práticas avaliativas, tendo como referência o PPP da instituição e a vivênciaprofissional na mesma, buscando a compreensão desse processo sobdiferentes aspectos, através de uma abordagem crítica. |
Asunto: | Educação Avaliação educacional Escolas Organizacao e administracao |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKNRG |
Fecha del documento: | 16-oct-2013 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_arlete_viegas_ferreira.pdf | 2.08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.