Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKNRG
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Avaliação da aprendizagem e projeto político pedagógico: percursos para a construção do conhecimento
Autor(es): Arlete Viegas Ferreira
Primeiro Orientador: Angela Carmem Abreu Fraga Fonseca
Primeiro membro da banca : Rosimar de Fatima Oliveira
Resumo: A consolidação do processo de gestão democrática participativa éextremamente importante no ambiente escolar por ser o caminho mais viável para a elaboração do Projeto Político Pedagógico - PPP. Este, por sua vez compõe-se de eixos temáticos variados, sendo a avaliação um dos assuntos mais polêmicos e discutidos na área educacional, devido à divergência de entendimentos que se têm sobre a mesma. Alunos e professores são os protagonistas deste processo, enquanto se refere à avaliação da aprendizagem, que é o objeto de análise deste trabalho, sendo que estes sujeitos, de acordo com nossos estudos, na instituição escolhida, não consideram este processo sob o mesmo olhar. O professor, na maioria das vezes utiliza-se apenas de testes e provas, valorando a quantidade referente a números e conceitos e não a qualidade da aprendizagem, alcançada pelos alunos ao longo dos estudos. Analisa-se, assim, as práticas pedagógicas, as práticas avaliativas, tendo como referência o PPP da instituição e a vivênciaprofissional na mesma, buscando a compreensão desse processo sobdiferentes aspectos, através de uma abordagem crítica.
Assunto: Educação
Avaliação educacional
Escolas Organizacao e administracao
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKNRG
Data do documento: 16-Out-2013
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar EAD

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