Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKNRG
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Angela Carmem Abreu Fraga Fonseca | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rosimar de Fatima Oliveira | pt_BR |
dc.creator | Arlete Viegas Ferreira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-12T21:50:50Z | - |
dc.date.available | 2019-08-12T21:50:50Z | - |
dc.date.issued | 2013-10-16 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKNRG | - |
dc.description.resumo | A consolidação do processo de gestão democrática participativa éextremamente importante no ambiente escolar por ser o caminho mais viável para a elaboração do Projeto Político Pedagógico - PPP. Este, por sua vez compõe-se de eixos temáticos variados, sendo a avaliação um dos assuntos mais polêmicos e discutidos na área educacional, devido à divergência de entendimentos que se têm sobre a mesma. Alunos e professores são os protagonistas deste processo, enquanto se refere à avaliação da aprendizagem, que é o objeto de análise deste trabalho, sendo que estes sujeitos, de acordo com nossos estudos, na instituição escolhida, não consideram este processo sob o mesmo olhar. O professor, na maioria das vezes utiliza-se apenas de testes e provas, valorando a quantidade referente a números e conceitos e não a qualidade da aprendizagem, alcançada pelos alunos ao longo dos estudos. Analisa-se, assim, as práticas pedagógicas, as práticas avaliativas, tendo como referência o PPP da instituição e a vivênciaprofissional na mesma, buscando a compreensão desse processo sobdiferentes aspectos, através de uma abordagem crítica. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Gestão | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Avaliação formativa | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas Organizacao e administracao | pt_BR |
dc.title | Avaliação da aprendizagem e projeto político pedagógico: percursos para a construção do conhecimento | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_arlete_viegas_ferreira.pdf | 2.08 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.