Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKPV8
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | O gestor escolar na construção de uma escola democrática |
Authors: | Renato Raimundo da Silva |
First Advisor: | Renato Lopes dos Santos |
Abstract: | Por meio deste trabalho são discutidos alguns aspectos que remetem ao perfil do gestor escolar enquanto promotor da criança de uma escola democrática. Pressupõe-se que uma escola democrática seja aquela na qual todos os segmentos da comunidade escolar tem participação no processo de tomada de decisões. Defende-se ao longo do estudo, que a gestão democrática da escola é uma forma de assegurar a concretização das metas contidas no Projeto Político Pedagógico, possibilitando que este documento não se torne apenas um papel de gaveta. Realizou-se neste trabalho um estudo específico na Escola Municipal José Américo de Lacerda, localizada no município de Nova Serrana/MG. Por meio de um levantamento bibliográfico realizado em torno do tema gestão escolar democrática, analisaram-se criticamente alguns pressupostos contidos no PPP desta escola, observando se estes apontam caminhos para a gestão democrática. O resultado obtido com a análise mostrou que a escola tem direcionado sua gestão para a democracia e participação de todos os segmentos da comunidade. Fato importante a ser ressaltado é a criação de conselhos que representam os vários segmentos da comunidade tanto na gestão administrativa, quanto pedagógica da escola. |
Subject: | Escolas Gestão democrática Escolas Organização e administração |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKPV8 |
Issue Date: | 30-Nov-2013 |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_renato_raimundo_silva.pdf | 1.15 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.