Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LLNY4
Type: Monografias de Especialização
Title: A dimensão da avaliação formadora em uma gestão democrática
Authors: Solange Geralda Souza e Santos
First Advisor: Angela Carmem Abreu Fraga Fonseca
Abstract: Este trabalho parte de uma reflexão que aborda a dimensão da avaliação formativa em uma perspectiva democrática. Objetiva analisar a avaliação da aprendizagem como bússola do processo educativo oferecendo ao aluno a oportunidade de reflexão e ao professor a oportunidade de reformular sua prática docente. Neste sentido discuti a avaliação da aprendizagem como um processo de formação do ser humano, de forma a construir o conhecimento de forma processual e a relação com as praticas desenvolvidas na escola em questão e desenvolve reflexão sobre os resultados da avaliação na escola em questão, enfocando a pratica docente e o Projeto Político Pedagógico. Desta forma, destaca que avaliar requer sentido, significado, propósito e ação efetiva. Aplicar a avaliação formativa é inerente ao trabalho do educador que permite ao aluno um papel ativo no processo de seu aprendizado e ao professor possibilita acompanhar atentamente as aprendizagens dos estudantes, fazendo as intervenções necessárias. Sob esta ótica, o aluno se torna o autor, construtor de seu saber e o professor aquele que intervém. A avaliação faz parte de todo o processo de aprendizagem, estando contida nas tarefas, nas práticas, nos momentos de observações, norteando as dificuldades e aprimorando as potencialidades.
Subject: Educação
Avaliação educacional
Escolas Organizacao e administracao
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LLNY4
Issue Date: 17-Jul-2013
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_solange_geralda_s_santos.pdf636.62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.