Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACNNPT
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Letramento e apropriação da escrita: uma análise da produção textual dos alunos
Autor(es): Claudete Reis Elias da Silva
Primeiro Orientador: Maria Gorete Neto
Primeiro membro da banca : Eliana Guimaraes Almeida
Resumo: O presente estudo propõe reflexões acerca dos processos de apropriação da escrita e letramento a partir de análises de produção textual. A partir de intervenções pedagógicas que envolveram leitura, produção e reescrita de textos, com alunos da etapa final do primeiro ciclo, procurou-se abordar os temas citados de forma crítica estabelecendo relações entre a teoria e a prática docente. Os textos produzidos pelos aprendizes, durante o ano letivo de 2014, foram analisados e os problemas de escrita tomados como indícios das possíveis hipóteses nas quais as crianças se apoiaram no ato da produção textual. Esse plano de ação foi considerado como uma experiência positiva pois favoreceu avanços no processo de apropriação da escrita pelos alunos.
Assunto: Professores de ensino fundamental Formação 
Escrita (ensino de primeiro grau) estudo e ensino
Alfabetização
Letramento 
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACNNPT
Data do documento: 9-Mai-2015
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
claudete_reis_elias_silva_souza.pdf1.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.