Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACNNPT
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Letramento e apropriação da escrita: uma análise da produção textual dos alunos |
Autor(es): | Claudete Reis Elias da Silva |
Primeiro Orientador: | Maria Gorete Neto |
Primeiro membro da banca : | Eliana Guimaraes Almeida |
Resumo: | O presente estudo propõe reflexões acerca dos processos de apropriação da escrita e letramento a partir de análises de produção textual. A partir de intervenções pedagógicas que envolveram leitura, produção e reescrita de textos, com alunos da etapa final do primeiro ciclo, procurou-se abordar os temas citados de forma crítica estabelecendo relações entre a teoria e a prática docente. Os textos produzidos pelos aprendizes, durante o ano letivo de 2014, foram analisados e os problemas de escrita tomados como indícios das possíveis hipóteses nas quais as crianças se apoiaram no ato da produção textual. Esse plano de ação foi considerado como uma experiência positiva pois favoreceu avanços no processo de apropriação da escrita pelos alunos. |
Assunto: | Professores de ensino fundamental Formação Escrita (ensino de primeiro grau) estudo e ensino Alfabetização Letramento |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACNNPT |
Data do documento: | 9-Mai-2015 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
claudete_reis_elias_silva_souza.pdf | 1.62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.