Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACNNPT
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Letramento e apropriação da escrita: uma análise da produção textual dos alunos |
Authors: | Claudete Reis Elias da Silva |
First Advisor: | Maria Gorete Neto |
First Referee: | Eliana Guimaraes Almeida |
Abstract: | O presente estudo propõe reflexões acerca dos processos de apropriação da escrita e letramento a partir de análises de produção textual. A partir de intervenções pedagógicas que envolveram leitura, produção e reescrita de textos, com alunos da etapa final do primeiro ciclo, procurou-se abordar os temas citados de forma crítica estabelecendo relações entre a teoria e a prática docente. Os textos produzidos pelos aprendizes, durante o ano letivo de 2014, foram analisados e os problemas de escrita tomados como indícios das possíveis hipóteses nas quais as crianças se apoiaram no ato da produção textual. Esse plano de ação foi considerado como uma experiência positiva pois favoreceu avanços no processo de apropriação da escrita pelos alunos. |
Subject: | Professores de ensino fundamental Formação Escrita (ensino de primeiro grau) estudo e ensino Alfabetização Letramento |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACNNPT |
Issue Date: | 9-May-2015 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
claudete_reis_elias_silva_souza.pdf | 1.62 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.