Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACWPAX
Type: Monografias de Especialização
Title: O papel da literatura infantil na formação de leitores nosanos iniciais do ensino fundamental
Authors: Keley Cristina de Souza Russo
First Advisor: Carlos Augusto Novais
First Referee: Daniela Freitas Brito Montuani
Abstract: Este trabalho apresenta a descrição e a análise das práticas de leitura literária realizadas emuma turma de segundo ano do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Florestan Fernandes, localizada na região norte de Belo Horizonte. Para isso, foi realizada uma pesquisabibliográfica acerca das teorias de leitura literária e uma análise comparativa entre as práticas desenvolvidas, denominadas Hora do Conto, Visita à Biblioteca, Livro com Arte, Leitura Compartilhada e Leitura Autônoma. Foram trabalhados conceitos relacionados aoletramento literário, tais como mediação, círculos de leitura (COSSON, 2014), e associados às estratégias de leitura (SOLÉ, 1998). Embora as práticas realizadas necessitem de certas adequações, como, por exemplo, a ampliação do repertório literário, já que contemplaramapenas o texto verbal e o imagético, elas constituem-se práticas significativas rumo ao letramento literário, uma vez que, muitas delas, possibilitaram aos alunos expor suas opiniões e impressões acerca das obras lidas, estabelecendo assim uma troca de experiências entre eles.
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACWPAX
Issue Date: 9-May-2015
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
keley_cristina_de_souza_russo.pdf17.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.