Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADCKLJ
Type: Monografias de Especialização
Title: A utilização das obras literárias nas práticas de ensino aprendizagem de leitura e escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Authors: Miriam Dias Gomes
First Advisor: Maria Gorete Neto
First Referee: Claudia Starling Bosco
Abstract: O objetivo geral do projeto de intervenção foi verificar como as obras literárias podem contribuir para o processo da aquisição da compreensão da leitura e escrita. Foi realizado um projeto de intervenção na escola Municipal Milton Campos (EMILCAM) em uma turma do 2° ano do 1° ciclo durante os meses de agosto a outubro de 2014. O projeto trabalhou com uma produção literária baseada no livro Romeu e Julieta de Ruth Rocha, inspirado no famoso romance de Wiliam Shakespeare com o mesmo nome. Os resultados indicam que o projeto atendeu aos objetivos propostos, pois os alunos estiveram integrados em torno de atividades lúdicas, mas ao mesmo tempo, extremamente relevantes para desenvolver o processo de alfabetização. Diante dos resultados alcançados, sugere-se a expansão deste projeto para outras turmas e novos livros, sempre em busca da melhoria do processo de alfabetização e letramento das crianças.
Subject: Leitura Estudo e ensino 
Professores de ensino fundamental Formação 
Alfabetização 
Escrita (ensino de primeiro grau) estudo e ensino 
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADCKLJ
Issue Date: 9-May-2015
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
miriam_dias_gomes.pdf1.36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.