Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADCKLJ
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | A utilização das obras literárias nas práticas de ensino aprendizagem de leitura e escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental |
Authors: | Miriam Dias Gomes |
First Advisor: | Maria Gorete Neto |
First Referee: | Claudia Starling Bosco |
Abstract: | O objetivo geral do projeto de intervenção foi verificar como as obras literárias podem contribuir para o processo da aquisição da compreensão da leitura e escrita. Foi realizado um projeto de intervenção na escola Municipal Milton Campos (EMILCAM) em uma turma do 2° ano do 1° ciclo durante os meses de agosto a outubro de 2014. O projeto trabalhou com uma produção literária baseada no livro Romeu e Julieta de Ruth Rocha, inspirado no famoso romance de Wiliam Shakespeare com o mesmo nome. Os resultados indicam que o projeto atendeu aos objetivos propostos, pois os alunos estiveram integrados em torno de atividades lúdicas, mas ao mesmo tempo, extremamente relevantes para desenvolver o processo de alfabetização. Diante dos resultados alcançados, sugere-se a expansão deste projeto para outras turmas e novos livros, sempre em busca da melhoria do processo de alfabetização e letramento das crianças. |
Subject: | Leitura Estudo e ensino Professores de ensino fundamental Formação Alfabetização Escrita (ensino de primeiro grau) estudo e ensino |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADCKLJ |
Issue Date: | 9-May-2015 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
miriam_dias_gomes.pdf | 1.36 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.