Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADRQSH
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Possibilidades e desafios no debate sobre hierarquias de gênero e questões étnico-raciais em sala de aula |
Authors: | Karine Luiza Ferreira |
First Advisor: | Paulo Henrique de Queiroz Nogueira |
First Referee: | Luciana Maria de Souza |
Abstract: | Historicamente as mulheres possuem uma trajetória de desqualificação generalizada que naprática se expressa através da violência, exploração sexual, assédios e diversos tipos de situações vexatórias e humilhantes. No que se refere às mulheres negras, as situações de discriminação e desvalorização são ainda mais perversas, pois envolvem estigmas ligados àhierarquia de gênero e aos preconceitos étnico-raciais. O presente trabalho resulta da apresentação e reflexão acerca de uma ação educativa prática que buscou trazer para o cotidiano escolar, diálogos e reflexões sobre as desigualdades nas relações de gênero. Esteparte da premissa de que a desvalorização daquilo que está ligado ao universo feminino e a valorização daquilo que está associado à masculinidade é algo que se mantém enraizado socialmente e é (re)produzido recorrentemente no ambiente escolar. Na tentativa de romper com programas curriculares que se caracterizam pela ausência de discussões que envolvem a história das mulheres, assim como, de outros grupos marginalizados socialmente, a proposta pedagógica sistematizada nesse trabalho foi elaborada dando centralidade às discussões em sala de aula que colocam em evidência a temática das discriminações relativas à desigualdade de gênero e étnico-racial. Parto do pressuposto de que para construirmos uma sociedadefundamentada na equidade e justiça social e ainda, capaz de promover o reconhecimento e a valorização dos grupos que foram marginalizados e silenciados ao longo de nossa história, devemos pensar o currículo dentro de uma perspectiva não hegemônica e que traduza asdiferenças que constituem nossa sociedade, buscando superar discriminações e desigualdades socioeconômicas de grupos historicamente invizibilizados. |
Subject: | Educação Relações etnicas Professores de ensino fundamental Formação Multiculturalismo Estudo e ensino (Ensino fundamental) Educação Relações de gênero |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADRQSH |
Issue Date: | 9-May-2015 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
karine_luiza_ferreira.pdf | 7.09 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.