Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADSM8J
Type: Monografias de Especialização
Title: Hip hop: uma ferramenta de desenvolvimento crítico da identidade racial e de gênero de jovens da zona leste de belo horizonte
Authors: Maria Angélica de Barros Costa
First Advisor: Ana Amelia de Paula Laborne
First Referee: Symaira Poliana Nonato
Abstract: O presente trabalho tem por objetivo apresentar o projeto de intervenção desenvolvido na Escola Municipal Doutor Júlio Soares, situada na zona leste de Belo Horizonte, o qual se apropria da cultura Hip Hop para desenvolver nos jovens a consciência a cerca de si mesmo, promovendo a autoestima e a autoconfiança. Bem como, construir nesses alunos uma identidade étnico-racial e de gênero. Buscando, ainda o reconhecimento e o combate aos preconceitos raciais, sexistas e sociais com os quais deparam cotidianamente. E ainda que esses jovens possam se reconhecer como sujeitos de direito. Para isso, foi utilizado como metodologia oficinas de grafite, dança e rap promovidas pelos próprios jovens
Subject: Professores de ensino fundamental Formação 
Multiculturalismo Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Educação Relações de gênero 
Educação Relações etnicas 
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADSM8J
Issue Date: 9-May-2015
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
maria_ang_lica_de_barros_costa.pdf1.62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.