Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADTNQR
Type: Monografias de Especialização
Title: Refletindo sobre os conceitos que norteiam as relações Étnico-Raciais
Authors: Sonia Regina Alves Van Petten Zambalde
First Advisor: Rodrigo Ednilson de Jesus
First Referee: Michele Lopes da Silva
Abstract: O objetivo do trabalho foi discutir, esclarecer e reconstruir os conceitos das palavras-chave África, raça, preconceito, discriminação e diversidade, utilizadas nas instituições de ensino, no que se refere às relações étnico-raciais, para avaliarmos as possibilidades de açãopedagógica na implementação da lei 10.639/03, que trata da obrigatoriedade da inclusão da História da África e da Cultura Afro brasileira no currículo. Para isto, foram desenvolvidas discussões, junto aos alunos do 4º ano, da Escola Municipal Professor Cláudio Brandão(EMPCB), de faixa etária entre 10 (dez) e 11 (onze) anos, acerca das palavras, acima citadas. Começamos com a pesquisa sobre o continente africano, debates acerca do conceito das palavras, interpretação de letras de músicas, produção de textos, construção de murais informativos e de um álbum sobre diversidade com a participação de pais e professores de outras disciplinas. O resultado nos proporcionou a constatação do nível de conhecimento dascrianças sobre os conceitos pesquisados, sua percepção sobre eles, o que foi a base para a reconstrução dos mesmos de forma adequada. Este trabalho significou o primeiro passo para uma mudança no ambiente escolar e familiar, no que se refere às relações étnico-raciais e a implantação da Lei.
Subject: Educação Relações etnicas
Professores de ensino fundamental Formação 
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADTNQR
Issue Date: 9-May-2015
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
s_nia_regina_alves_van_petten_zambalde.pdf33.58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.