Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADXFRR
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | A prática docente no contexto da alfabetização: uma pesquisa autobibliográfica |
Authors: | Marlúcia Martins Soares Silva |
First Advisor: | Luciana de Oliveira Silva |
First Referee: | Daiane Marques Silva |
Abstract: | O presente trabalho procura refletir sobre minha prática pedagógica no primeiro ano do ciclo de alfabetização, numa turma de uma escola da Rede Municipal de Belo Horizonte. Busquei compreender os diferentes ritmos de aprendizagem dos alunos e analisar como metodologias alternativas influenciam o processo de aprendizagem. A observação foi o ponto de partida da investigação. Além disso, propus atividades que proporcionassem, ao aluno, oportunidades para avançar no seu desenvolvimento e aprendizagem no tocante à alfabetização. Assim, a proposta da intervenção realizada foi baseada nos estudos de Ana Teberosky e Emília Ferreiro, que trabalham com os diferentes níveis de aprendizagem. Os resultados vêm demonstrar a importância de práticas pedagógicas diversificadas, que visam oportunizar, aos alunos, formas de superar suas dificuldades. O trabalho com o agrupamento flexível e o uso da informática foi de suma importância no processo. |
Subject: | Professores de ensino fundamental Formação Alfabetização Prática de ensino |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADXFRR |
Issue Date: | 9-May-2015 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
marl_cia_martins_soares_silva.pdf | 609.79 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.