Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADXFRR
Type: Monografias de Especialização
Title: A prática docente no contexto da alfabetização: uma pesquisa autobibliográfica
Authors: Marlúcia Martins Soares Silva
First Advisor: Luciana de Oliveira Silva
First Referee: Daiane Marques Silva
Abstract: O presente trabalho procura refletir sobre minha prática pedagógica no primeiro ano do ciclo de alfabetização, numa turma de uma escola da Rede Municipal de Belo Horizonte. Busquei compreender os diferentes ritmos de aprendizagem dos alunos e analisar como metodologias alternativas influenciam o processo de aprendizagem. A observação foi o ponto de partida da investigação. Além disso, propus atividades que proporcionassem, ao aluno, oportunidades para avançar no seu desenvolvimento e aprendizagem no tocante à alfabetização. Assim, a proposta da intervenção realizada foi baseada nos estudos de Ana Teberosky e Emília Ferreiro, que trabalham com os diferentes níveis de aprendizagem. Os resultados vêm demonstrar a importância de práticas pedagógicas diversificadas, que visam oportunizar, aos alunos, formas de superar suas dificuldades. O trabalho com o agrupamento flexível e o uso da informática foi de suma importância no processo.
Subject: Professores de ensino fundamental Formação 
Alfabetização 
Prática de ensino
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADXFRR
Issue Date: 9-May-2015
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
marl_cia_martins_soares_silva.pdf609.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.