Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADXG95
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Desenvolvimento, aprendizagem e possíveis intervenções nocontexto do autismo: um estudo de caso |
Autor(es): | Simone Barbosa Sobrinho |
primer Tutor: | Luciana de Oliveira Silva |
primer miembro del tribunal : | Daiane Marques Silva |
Resumen: | Este trabalho se configura como um estudo de caso de um aluno portador de espectro do autismo, e teve por objetivo investigar seu desenvolvimento, aprendizagem e possíveis intervenções no contexto escolar, uma instituição da Rede Municipal de Belo Horizonte. A pesquisa partiu dos pressupostos da pesquisa-ação, e utilizou a observação como instrumento de investigação. Os dados foram analisados em diálogo com as contribuições de autores como Cunha, Santos e Vigotski. Pudemos concluir que uma criança portadora de autismo pode aprender e se desenvolver no contexto de uma escola regular desde que seja realizada uma intervenção docente coerente com suas especificidades. No caso em foco, a demonstração de afeto, pela professora, e a descoberta de que o aluno tinha preferência pelo desenho e pela pintura, constitui-se como importante elo de socialização e de abertura a novos conhecimentos. |
Asunto: | Autismo Professores de ensino fundamental Formação Educação inclusiva Inclusão em educação Educação especial |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADXG95 |
Fecha del documento: | 9-may-2015 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
simone_barbosa_sobrinho.pdf | 2.56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.