Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADXG95
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Desenvolvimento, aprendizagem e possíveis intervenções nocontexto do autismo: um estudo de caso
Autor(es): Simone Barbosa Sobrinho
Primeiro Orientador: Luciana de Oliveira Silva
Primeiro membro da banca : Daiane Marques Silva
Resumo: Este trabalho se configura como um estudo de caso de um aluno portador de espectro do autismo, e teve por objetivo investigar seu desenvolvimento, aprendizagem e possíveis intervenções no contexto escolar, uma instituição da Rede Municipal de Belo Horizonte. A pesquisa partiu dos pressupostos da pesquisa-ação, e utilizou a observação como instrumento de investigação. Os dados foram analisados em diálogo com as contribuições de autores como Cunha, Santos e Vigotski. Pudemos concluir que uma criança portadora de autismo pode aprender e se desenvolver no contexto de uma escola regular desde que seja realizada uma intervenção docente coerente com suas especificidades. No caso em foco, a demonstração de afeto, pela professora, e a descoberta de que o aluno tinha preferência pelo desenho e pela pintura, constitui-se como importante elo de socialização e de abertura a novos conhecimentos.
Assunto: Autismo 
Professores de ensino fundamental Formação 
Educação inclusiva  
Inclusão em educação
Educação especial 
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADXG95
Data do documento: 9-Mai-2015
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
simone_barbosa_sobrinho.pdf2.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.