Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADXG95
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Desenvolvimento, aprendizagem e possíveis intervenções nocontexto do autismo: um estudo de caso |
Authors: | Simone Barbosa Sobrinho |
First Advisor: | Luciana de Oliveira Silva |
First Referee: | Daiane Marques Silva |
Abstract: | Este trabalho se configura como um estudo de caso de um aluno portador de espectro do autismo, e teve por objetivo investigar seu desenvolvimento, aprendizagem e possíveis intervenções no contexto escolar, uma instituição da Rede Municipal de Belo Horizonte. A pesquisa partiu dos pressupostos da pesquisa-ação, e utilizou a observação como instrumento de investigação. Os dados foram analisados em diálogo com as contribuições de autores como Cunha, Santos e Vigotski. Pudemos concluir que uma criança portadora de autismo pode aprender e se desenvolver no contexto de uma escola regular desde que seja realizada uma intervenção docente coerente com suas especificidades. No caso em foco, a demonstração de afeto, pela professora, e a descoberta de que o aluno tinha preferência pelo desenho e pela pintura, constitui-se como importante elo de socialização e de abertura a novos conhecimentos. |
Subject: | Autismo Professores de ensino fundamental Formação Educação inclusiva Inclusão em educação Educação especial |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADXG95 |
Issue Date: | 9-May-2015 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
simone_barbosa_sobrinho.pdf | 2.56 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.