Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AE6QTZ
Type: Monografias de Especialização
Title: Aporte multidisciplinar no ensino de Artes: um estudo de caso na Escola Estadual Samuel Engel
Authors: Meire Aparecida Ribeiro Tavares
First Advisor: Fabiana de Lucca Munaier
Abstract: Considerando-se a multidisciplinariedade uma forma atrativa e motivacional para trabalhar conteúdos escolares, a proposta desta pesquisa apresenta a seguinte questão-problema: É possível alavancar e tornar mais consistente o Ensino de Artes através da associação de diferentes campos do saber? Este trabalho se justifica a partir do pressuposto de que a Arte é muito importante na formação do ser humano e pode ser trabalhada associada a outras áreas do conhecimento. O estudo tem por objetivo incentivar projetos que trabalhe contínua e permanentemente oportunizando alunos a atuar ativamente na sociedade e serem multiplicadores de uma cultura que privilegie o uso da Arte associado a outras disciplinas; contribuir com o estímulo à associação entre teoria e prática nas aulas; colaborar para o desenvolvimento de novas possibilidades pedagógicas no Ensino de Artes com foco interdisciplinar; relatar alguns desafios encontrados em um contexto real e confrontar a prática apontada pela pesquisa de campo com a teoria estudada na pesquisa bibliográfica. A metodologia de pesquisa consiste em uma pesquisa qualitativa exploratória através de um trabalho de campo, que utiliza questionário e observações informais.
Subject: Arte Estudo e ensino
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AE6QTZ
Issue Date: 16-Apr-2016
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
meire_artes_indica__es_da_orientadora.pdf446.27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.