Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AHJDQT
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Zidia Rocha Magalhaespt_BR
dc.creatorJoelma Fatima de Oliveira Pachecopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T20:06:38Z-
dc.date.available2019-08-14T20:06:38Z-
dc.date.issued2010-05-14pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-AHJDQT-
dc.description.resumoTrata-se de um estudo descritivo utilizando a revisão de literatura sobre artigos que trabalham, sob diversos aspectos, o ensino por competência na formação do técnico em enfermagem no Brasil bem como a avaliação de aprendizagem no ensino por competência. Com os objetivos de discutir o modelo de ensino por competência, sua implantação nos programas de formação de profissionaisda área de saúde no Brasil e de descrever o processo de avaliação deaprendizagem nesse modelo, foi possível identificar na literatura os principais marcos conceituais e legais, da formação técnica em enfermagem, osmecanismos que possibilitaram a sua implantação assim como as mudanças necessárias no processo de avaliação decorrente desse modelo de ensino.Concluiu-se que o modelo de ensino por competência surge com grande possibilidade de produzir transformação necessária na educação nesse nívelde ensino pela importância do ensino profissionalizante no Brasil. O estudoevidenciou que há resistência às mudanças dos docentes, especificamente em enfermagem, que a avaliação deverá ser utilizada como instrumento quedetecta os avanços e necessidades dos alunos para tanto é necessário que o docente adote a concepção de educação que considera seus saberes epráticas e, assim, nos convida ao envolvimento com as questões sociais,políticas e até econômicas que circundam esse ensinopt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectenfermagem por competênciapt_BR
dc.subjectEnsino por competênciapt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagem no ensino porpt_BR
dc.subjectcompetênciapt_BR
dc.subjectFormação de técnico empt_BR
dc.subject.otherEstratégia Saúde da Famíliapt_BR
dc.titleAbordagem pedagógica no estágio da Disciplina deSaúde Mental: relato de experiênciapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
joelma_f_tima_de_oliveira_pacheco.pdf251.1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.