Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AS9FQU
Tipo: | Tese de Doutorado |
Título: | Composição musical e pensamento cinematográfico: a estética do serialismo no cinema de Straub-Huillet |
Autor(es): | Pedro Cardoso Aspahan |
primer Tutor: | Cesar Geraldo Guimaraes |
primer miembro del tribunal : | Claudia Cardoso Mesquita |
Segundo miembro del tribunal: | Roberta Oliveira Veiga |
Tercer miembro del tribunal: | Rosângela Pereira de Tugny |
Cuarto miembro del tribunal: | Mateus Araujo Silva |
Resumen: | Este trabalho aborda a centralidade da musicalidade fílmica em Straub-Huillet, que incorporaram a música ao seu cinema como matéria estética e forma de pensar. A tese busca compreender como o pensamento composicional da música contamina o pensamento composicional do cinema, produzindo uma complexa afinidade entre o trabalho de Straub-Huillet e a estética do serialismo (compreendida em um sentido mais amplo). Para isso, foi preciso percorrer o caminho que conecta Bach a Schoenberg, referências fundamentais para os cineastas, passando pelo dodecafonismo, pelas conquistas posteriores do serialismo na música e a sua influência sobre as várias expressões do cinema experimental, até encontrar a formulação própria de Straub-Huillet, da qual buscamos extrair as consequências estéticas e políticas por meio da análise de quatro filmes: Un conte de Michel de Montaigne (Um conto de Michel de Montaigne, 2013), Klassenverhältenisse (Relações de Classe, 1984), Von heute auf morgen (De hoje para amanhã, 1996) e Toute révolution est un coup de dés (Toda revolução é um lance de dados, 1977). |
Abstract: | This thesis intends to show the centrality of the filmic musicality in Straub-Huillet's work, who incorporate music to their cinema as aesthetic matter and way of thinking. The thesis discusses how compositional thinking of music contaminates compositional thinking in cinema, producing a complex affinity between Straub- Huillet's work and the aesthetics of serialism (understood in a broader sense). Then, it was necessary to comprehend the path that connects Bach to Schoenberg (fundamental references for the directors), passing through the twelve-tone technique, the later developments of serialism in music and its influence on the various expressions of experimental cinema, to find out the Straub-Huillet's proper formulation, from which the thesis extracts its aesthetic and political consequences through the analysis of four films: Un conte de Michel de Montaigne (A Tale by Michel de Montaigne, 2013), Klassenverhältenisse (Class Relations, 1984), Von heute auf morgen (From Today until Tomorrow, 1996) and Toute révolution est un coup de dés (Every Revolution is a Through of the Dice, 1977). |
Asunto: | Straub, Jean-Marie, 1933- Comunicação Serialismo (Música) Schoenberg, Arnold, 1874-1951 Bach, Johann Sebastian, 1685-1750 Huillet, Danièle, 1936-2006 Cinema |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AS9FQU |
Fecha del documento: | 30-ago-2017 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese_pedro_aspahan.pdf | 9.97 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.