Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AS9FQU
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Composição musical e pensamento cinematográfico: a estética do serialismo no cinema de Straub-Huillet
Autor(es): Pedro Cardoso Aspahan
Primeiro Orientador: Cesar Geraldo Guimaraes
Primeiro membro da banca : Claudia Cardoso Mesquita
Segundo membro da banca: Roberta Oliveira Veiga
Terceiro membro da banca: Rosângela Pereira de Tugny
Quarto membro da banca: Mateus Araujo Silva
Resumo: Este trabalho aborda a centralidade da musicalidade fílmica em Straub-Huillet, que incorporaram a música ao seu cinema como matéria estética e forma de pensar. A tese busca compreender como o pensamento composicional da música contamina o pensamento composicional do cinema, produzindo uma complexa afinidade entre o trabalho de Straub-Huillet e a estética do serialismo (compreendida em um sentido mais amplo). Para isso, foi preciso percorrer o caminho que conecta Bach a Schoenberg, referências fundamentais para os cineastas, passando pelo dodecafonismo, pelas conquistas posteriores do serialismo na música e a sua influência sobre as várias expressões do cinema experimental, até encontrar a formulação própria de Straub-Huillet, da qual buscamos extrair as consequências estéticas e políticas por meio da análise de quatro filmes: Un conte de Michel de Montaigne (Um conto de Michel de Montaigne, 2013), Klassenverhältenisse (Relações de Classe, 1984), Von heute auf morgen (De hoje para amanhã, 1996) e Toute révolution est un coup de dés (Toda revolução é um lance de dados, 1977).
Abstract: This thesis intends to show the centrality of the filmic musicality in Straub-Huillet's work, who incorporate music to their cinema as aesthetic matter and way of thinking. The thesis discusses how compositional thinking of music contaminates compositional thinking in cinema, producing a complex affinity between Straub- Huillet's work and the aesthetics of serialism (understood in a broader sense). Then, it was necessary to comprehend the path that connects Bach to Schoenberg (fundamental references for the directors), passing through the twelve-tone technique, the later developments of serialism in music and its influence on the various expressions of experimental cinema, to find out the Straub-Huillet's proper formulation, from which the thesis extracts its aesthetic and political consequences through the analysis of four films: Un conte de Michel de Montaigne (A Tale by Michel de Montaigne, 2013), Klassenverhältenisse (Class Relations, 1984), Von heute auf morgen (From Today until Tomorrow, 1996) and Toute révolution est un coup de dés (Every Revolution is a Through of the Dice, 1977).
Assunto: Straub, Jean-Marie, 1933-
Comunicação
Serialismo (Música)
Schoenberg, Arnold, 1874-1951
Bach, Johann Sebastian, 1685-1750
Huillet, Danièle, 1936-2006
Cinema
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AS9FQU
Data do documento: 30-Ago-2017
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_pedro_aspahan.pdf9.97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.