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http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AS9FQU
Tipo: | Tese de Doutorado |
Título: | Composição musical e pensamento cinematográfico: a estética do serialismo no cinema de Straub-Huillet |
Autor(es): | Pedro Cardoso Aspahan |
Primeiro Orientador: | Cesar Geraldo Guimaraes |
Primeiro membro da banca : | Claudia Cardoso Mesquita |
Segundo membro da banca: | Roberta Oliveira Veiga |
Terceiro membro da banca: | Rosângela Pereira de Tugny |
Quarto membro da banca: | Mateus Araujo Silva |
Resumo: | Este trabalho aborda a centralidade da musicalidade fílmica em Straub-Huillet, que incorporaram a música ao seu cinema como matéria estética e forma de pensar. A tese busca compreender como o pensamento composicional da música contamina o pensamento composicional do cinema, produzindo uma complexa afinidade entre o trabalho de Straub-Huillet e a estética do serialismo (compreendida em um sentido mais amplo). Para isso, foi preciso percorrer o caminho que conecta Bach a Schoenberg, referências fundamentais para os cineastas, passando pelo dodecafonismo, pelas conquistas posteriores do serialismo na música e a sua influência sobre as várias expressões do cinema experimental, até encontrar a formulação própria de Straub-Huillet, da qual buscamos extrair as consequências estéticas e políticas por meio da análise de quatro filmes: Un conte de Michel de Montaigne (Um conto de Michel de Montaigne, 2013), Klassenverhältenisse (Relações de Classe, 1984), Von heute auf morgen (De hoje para amanhã, 1996) e Toute révolution est un coup de dés (Toda revolução é um lance de dados, 1977). |
Abstract: | This thesis intends to show the centrality of the filmic musicality in Straub-Huillet's work, who incorporate music to their cinema as aesthetic matter and way of thinking. The thesis discusses how compositional thinking of music contaminates compositional thinking in cinema, producing a complex affinity between Straub- Huillet's work and the aesthetics of serialism (understood in a broader sense). Then, it was necessary to comprehend the path that connects Bach to Schoenberg (fundamental references for the directors), passing through the twelve-tone technique, the later developments of serialism in music and its influence on the various expressions of experimental cinema, to find out the Straub-Huillet's proper formulation, from which the thesis extracts its aesthetic and political consequences through the analysis of four films: Un conte de Michel de Montaigne (A Tale by Michel de Montaigne, 2013), Klassenverhältenisse (Class Relations, 1984), Von heute auf morgen (From Today until Tomorrow, 1996) and Toute révolution est un coup de dés (Every Revolution is a Through of the Dice, 1977). |
Assunto: | Straub, Jean-Marie, 1933- Comunicação Serialismo (Música) Schoenberg, Arnold, 1874-1951 Bach, Johann Sebastian, 1685-1750 Huillet, Danièle, 1936-2006 Cinema |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AS9FQU |
Data do documento: | 30-Ago-2017 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado |
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