Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-76SPF7
Tipo: | Tese de Doutorado |
Título: | Escrever com a câmera: cinema e literatura na obra de Jean-Luc Godard |
Autor(es): | Mario Alves Coutinho |
primer Tutor: | Maria Ester Maciel de Oliveira Borges |
primer miembro del tribunal : | Teodoro Renno Assuncao |
Segundo miembro del tribunal: | Cesar Geraldo Guimaraes |
Tercer miembro del tribunal: | Camila de Castro Diniz Ferreira |
Cuarto miembro del tribunal: | Adalberto Müller Junior |
Resumen: | Esta tese pretende mostrar que, ao produzir sua obra cinematográfica, Jean-Luc Godard realizou, concomitantemente, uma obra literária. Para isso, foram estudadas teoricamente três diferentes modulações do literário no cinema godardiano: a adaptação como tradução intersemiótica, a literatura como intertexto, citação, plágio, dialogismo, polifonia; o poético e Arthur Rimbaud. Para cada uma dessas modulações, um filme foi analisado, à luz do referencial teórico pertinente. Desta maneira, analisou-se O desprezo como uma tradução intersemiótica de vários textos literários(o romance homônimo de Alberto Moravia e a Odisséia de Homero, principalmente); Alphaville como o exemplo de intertextualidade, polifonia, citação; o demônio das onze coisas que eu sei dela é abordado sob a perspectiva do ensaísmo literário e cinematográfico. Foi demonstrado que muitos dos filmes de Jean-Luc Godard ( ou algumas seqüências de certas fitas) poderiam ser enquadrados numa dessas modulações, e que alguns deles poderiam até mesmo ser descritos como pertencentes a mais de uma categoria estudada. Ficou evidenciado, também, que a intertextualidade literária na sua obra transformou-se num método orgânico e que o diretor utilizou os recursos cinematográficos (enquadramentos, luz, montagem) para filmar palavras, criar paronomásias, anagramas, usando cinematograficamente o som para jogar e brincar com as palavras. Em resumo, o trabalho procurou mostrar que Godard, concretamente, "escreveu com a câmera". |
Asunto: | Godard, Jean-Luc, 1930- Crítica e interpretação Adaptações para o cinema Intertextualidade Semiótica e literatura Diretores e produtores de cinema França Cinema e literatura Cinema Semiótica Poesia História e crítica |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-76SPF7 |
Fecha del documento: | 6-sep-2007 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
escrever_com_a_camera_completo1.pdf | 1.93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.