Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-76SPF7
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Escrever com a câmera: cinema e literatura na obra de Jean-Luc Godard
Autor(es): Mario Alves Coutinho
primer Tutor: Maria Ester Maciel de Oliveira Borges
primer miembro del tribunal : Teodoro Renno Assuncao
Segundo miembro del tribunal: Cesar Geraldo Guimaraes
Tercer miembro del tribunal: Camila de Castro Diniz Ferreira
Cuarto miembro del tribunal: Adalberto Müller Junior
Resumen: Esta tese pretende mostrar que, ao produzir sua obra cinematográfica, Jean-Luc Godard realizou, concomitantemente, uma obra literária. Para isso, foram estudadas teoricamente três diferentes modulações do literário no cinema godardiano: a adaptação como tradução intersemiótica, a literatura como intertexto, citação, plágio, dialogismo, polifonia; o poético e Arthur Rimbaud. Para cada uma dessas modulações, um filme foi analisado, à luz do referencial teórico pertinente. Desta maneira, analisou-se O desprezo como uma tradução intersemiótica de vários textos literários(o romance homônimo de Alberto Moravia e a Odisséia de Homero, principalmente); Alphaville como o exemplo de intertextualidade, polifonia, citação; o demônio das onze coisas que eu sei dela é abordado sob a perspectiva do ensaísmo literário e cinematográfico. Foi demonstrado que muitos dos filmes de Jean-Luc Godard ( ou algumas seqüências de certas fitas) poderiam ser enquadrados numa dessas modulações, e que alguns deles poderiam até mesmo ser descritos como pertencentes a mais de uma categoria estudada. Ficou evidenciado, também, que a intertextualidade literária na sua obra transformou-se num método orgânico e que o diretor utilizou os recursos cinematográficos (enquadramentos, luz, montagem) para filmar palavras, criar paronomásias, anagramas, usando cinematograficamente o som para jogar e brincar com as palavras. Em resumo, o trabalho procurou mostrar que Godard, concretamente, "escreveu com a câmera".
Asunto: Godard, Jean-Luc, 1930- Crítica e interpretação
Adaptações para o cinema
Intertextualidade
Semiótica e literatura
Diretores e produtores de cinema França
Cinema e literatura
Cinema Semiótica
Poesia História e crítica
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-76SPF7
Fecha del documento: 6-sep-2007
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
escrever_com_a_camera_completo1.pdf1.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.