Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-76SPF7
Tipo: | Tese de Doutorado |
Título: | Escrever com a câmera: cinema e literatura na obra de Jean-Luc Godard |
Autor(es): | Mario Alves Coutinho |
Primeiro Orientador: | Maria Ester Maciel de Oliveira Borges |
Primeiro membro da banca : | Teodoro Renno Assuncao |
Segundo membro da banca: | Cesar Geraldo Guimaraes |
Terceiro membro da banca: | Camila de Castro Diniz Ferreira |
Quarto membro da banca: | Adalberto Müller Junior |
Resumo: | Esta tese pretende mostrar que, ao produzir sua obra cinematográfica, Jean-Luc Godard realizou, concomitantemente, uma obra literária. Para isso, foram estudadas teoricamente três diferentes modulações do literário no cinema godardiano: a adaptação como tradução intersemiótica, a literatura como intertexto, citação, plágio, dialogismo, polifonia; o poético e Arthur Rimbaud. Para cada uma dessas modulações, um filme foi analisado, à luz do referencial teórico pertinente. Desta maneira, analisou-se O desprezo como uma tradução intersemiótica de vários textos literários(o romance homônimo de Alberto Moravia e a Odisséia de Homero, principalmente); Alphaville como o exemplo de intertextualidade, polifonia, citação; o demônio das onze coisas que eu sei dela é abordado sob a perspectiva do ensaísmo literário e cinematográfico. Foi demonstrado que muitos dos filmes de Jean-Luc Godard ( ou algumas seqüências de certas fitas) poderiam ser enquadrados numa dessas modulações, e que alguns deles poderiam até mesmo ser descritos como pertencentes a mais de uma categoria estudada. Ficou evidenciado, também, que a intertextualidade literária na sua obra transformou-se num método orgânico e que o diretor utilizou os recursos cinematográficos (enquadramentos, luz, montagem) para filmar palavras, criar paronomásias, anagramas, usando cinematograficamente o som para jogar e brincar com as palavras. Em resumo, o trabalho procurou mostrar que Godard, concretamente, "escreveu com a câmera". |
Assunto: | Godard, Jean-Luc, 1930- Crítica e interpretação Adaptações para o cinema Intertextualidade Semiótica e literatura Diretores e produtores de cinema França Cinema e literatura Cinema Semiótica Poesia História e crítica |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-76SPF7 |
Data do documento: | 6-Set-2007 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
escrever_com_a_camera_completo1.pdf | 1.93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.