Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-76SPF7
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Escrever com a câmera: cinema e literatura na obra de Jean-Luc Godard
Autor(es): Mario Alves Coutinho
Primeiro Orientador: Maria Ester Maciel de Oliveira Borges
Primeiro membro da banca : Teodoro Renno Assuncao
Segundo membro da banca: Cesar Geraldo Guimaraes
Terceiro membro da banca: Camila de Castro Diniz Ferreira
Quarto membro da banca: Adalberto Müller Junior
Resumo: Esta tese pretende mostrar que, ao produzir sua obra cinematográfica, Jean-Luc Godard realizou, concomitantemente, uma obra literária. Para isso, foram estudadas teoricamente três diferentes modulações do literário no cinema godardiano: a adaptação como tradução intersemiótica, a literatura como intertexto, citação, plágio, dialogismo, polifonia; o poético e Arthur Rimbaud. Para cada uma dessas modulações, um filme foi analisado, à luz do referencial teórico pertinente. Desta maneira, analisou-se O desprezo como uma tradução intersemiótica de vários textos literários(o romance homônimo de Alberto Moravia e a Odisséia de Homero, principalmente); Alphaville como o exemplo de intertextualidade, polifonia, citação; o demônio das onze coisas que eu sei dela é abordado sob a perspectiva do ensaísmo literário e cinematográfico. Foi demonstrado que muitos dos filmes de Jean-Luc Godard ( ou algumas seqüências de certas fitas) poderiam ser enquadrados numa dessas modulações, e que alguns deles poderiam até mesmo ser descritos como pertencentes a mais de uma categoria estudada. Ficou evidenciado, também, que a intertextualidade literária na sua obra transformou-se num método orgânico e que o diretor utilizou os recursos cinematográficos (enquadramentos, luz, montagem) para filmar palavras, criar paronomásias, anagramas, usando cinematograficamente o som para jogar e brincar com as palavras. Em resumo, o trabalho procurou mostrar que Godard, concretamente, "escreveu com a câmera".
Assunto: Godard, Jean-Luc, 1930- Crítica e interpretação
Adaptações para o cinema
Intertextualidade
Semiótica e literatura
Diretores e produtores de cinema França
Cinema e literatura
Cinema Semiótica
Poesia História e crítica
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-76SPF7
Data do documento: 6-Set-2007
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