Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-76SPF7
Type: | Tese de Doutorado |
Title: | Escrever com a câmera: cinema e literatura na obra de Jean-Luc Godard |
Authors: | Mario Alves Coutinho |
First Advisor: | Maria Ester Maciel de Oliveira Borges |
First Referee: | Teodoro Renno Assuncao |
Second Referee: | Cesar Geraldo Guimaraes |
Third Referee: | Camila de Castro Diniz Ferreira |
metadata.dc.contributor.referee4: | Adalberto Müller Junior |
Abstract: | Esta tese pretende mostrar que, ao produzir sua obra cinematográfica, Jean-Luc Godard realizou, concomitantemente, uma obra literária. Para isso, foram estudadas teoricamente três diferentes modulações do literário no cinema godardiano: a adaptação como tradução intersemiótica, a literatura como intertexto, citação, plágio, dialogismo, polifonia; o poético e Arthur Rimbaud. Para cada uma dessas modulações, um filme foi analisado, à luz do referencial teórico pertinente. Desta maneira, analisou-se O desprezo como uma tradução intersemiótica de vários textos literários(o romance homônimo de Alberto Moravia e a Odisséia de Homero, principalmente); Alphaville como o exemplo de intertextualidade, polifonia, citação; o demônio das onze coisas que eu sei dela é abordado sob a perspectiva do ensaísmo literário e cinematográfico. Foi demonstrado que muitos dos filmes de Jean-Luc Godard ( ou algumas seqüências de certas fitas) poderiam ser enquadrados numa dessas modulações, e que alguns deles poderiam até mesmo ser descritos como pertencentes a mais de uma categoria estudada. Ficou evidenciado, também, que a intertextualidade literária na sua obra transformou-se num método orgânico e que o diretor utilizou os recursos cinematográficos (enquadramentos, luz, montagem) para filmar palavras, criar paronomásias, anagramas, usando cinematograficamente o som para jogar e brincar com as palavras. Em resumo, o trabalho procurou mostrar que Godard, concretamente, "escreveu com a câmera". |
Subject: | Godard, Jean-Luc, 1930- Crítica e interpretação Adaptações para o cinema Intertextualidade Semiótica e literatura Diretores e produtores de cinema França Cinema e literatura Cinema Semiótica Poesia História e crítica |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-76SPF7 |
Issue Date: | 6-Sep-2007 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
escrever_com_a_camera_completo1.pdf | 1.93 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.