Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84YSWQ
Tipo: | Tese de Doutorado |
Título: | Contextualização no ensino de Física: efeitos sobre a evolução do entendimento dos estudantes |
Autor(es): | Amanda Amantes Neiva Ribeiro |
primer Tutor: | Oto Neri Borges |
primer miembro del tribunal : | Antonio Tarciso Borges |
Segundo miembro del tribunal: | Cristiano Mauro Assis Gomes |
Tercer miembro del tribunal: | Adriana Gomes Dickman |
Cuarto miembro del tribunal: | Deise Miranda Vianna |
Quinto miembro del tribunal: | José André Peres Angotti |
Resumen: | A presente pesquisa tem como foco a evolução do entendimento de estudantes do primeiro e terceiro anos do Ensino Médio sobre conteúdos de natureza científico-escolar e tecnológica. O objetivo foi identificar se houve progresso de entendimento quando feita uma intervenção educacional a partir do estudo de uma Unidade Temática sobre o funcionamento da televisão. Procuramos verificar os fatores que influenciaram na aprendizagem, tais como a maturidade, familiaridade com o tema e foco de estudo. Interpretamos o progresso em termos da exposição do entendimento nas tarefas realizadas durante a aplicação do material. Utilizamos métodos qualitativos e quantitativos para análise dos nossos dados, que consistiram em gravações de áudio, anotações de caderno de bordo e relatos escritos. Verificamos que houve aprendizagem em relação aos conteúdos abordados. Os alunos que participaram da pesquisa apresentaram padrões diferenciados de aprendizagem. Verificamos ainda que o tipo de abordagem favoreceu mais o aumento do entendimento de conteúdos tecnológicos do que escolares, e a influência da hibridização foi maior também para os conceitos tecnológicos, se apresentando mais restrita para os conceitos escolares. |
Asunto: | Educação Física Estudo e ensino (Segundo grau) |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84YSWQ |
Fecha del documento: | 29-may-2009 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
teseamandaamantes.pdf | 1.92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.