Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84YSWQ
Type: Tese de Doutorado
Title: Contextualização no ensino de Física: efeitos sobre a evolução do entendimento dos estudantes
Authors: Amanda Amantes Neiva Ribeiro
First Advisor: Oto Neri Borges
First Referee: Antonio Tarciso Borges
Second Referee: Cristiano Mauro Assis Gomes
Third Referee: Adriana Gomes Dickman
metadata.dc.contributor.referee4: Deise Miranda Vianna
metadata.dc.contributor.referee5: José André Peres Angotti
Abstract: A presente pesquisa tem como foco a evolução do entendimento de estudantes do primeiro e terceiro anos do Ensino Médio sobre conteúdos de natureza científico-escolar e tecnológica. O objetivo foi identificar se houve progresso de entendimento quando feita uma intervenção educacional a partir do estudo de uma Unidade Temática sobre o funcionamento da televisão. Procuramos verificar os fatores que influenciaram na aprendizagem, tais como a maturidade, familiaridade com o tema e foco de estudo. Interpretamos o progresso em termos da exposição do entendimento nas tarefas realizadas durante a aplicação do material. Utilizamos métodos qualitativos e quantitativos para análise dos nossos dados, que consistiram em gravações de áudio, anotações de caderno de bordo e relatos escritos. Verificamos que houve aprendizagem em relação aos conteúdos abordados. Os alunos que participaram da pesquisa apresentaram padrões diferenciados de aprendizagem. Verificamos ainda que o tipo de abordagem favoreceu mais o aumento do entendimento de conteúdos tecnológicos do que escolares, e a influência da hibridização foi maior também para os conceitos tecnológicos, se apresentando mais restrita para os conceitos escolares.
Subject: Educação
Física Estudo e ensino (Segundo grau)
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84YSWQ
Issue Date: 29-May-2009
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
teseamandaamantes.pdf1.92 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.