Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84YSWQ
Type: | Tese de Doutorado |
Title: | Contextualização no ensino de Física: efeitos sobre a evolução do entendimento dos estudantes |
Authors: | Amanda Amantes Neiva Ribeiro |
First Advisor: | Oto Neri Borges |
First Referee: | Antonio Tarciso Borges |
Second Referee: | Cristiano Mauro Assis Gomes |
Third Referee: | Adriana Gomes Dickman |
metadata.dc.contributor.referee4: | Deise Miranda Vianna |
metadata.dc.contributor.referee5: | José André Peres Angotti |
Abstract: | A presente pesquisa tem como foco a evolução do entendimento de estudantes do primeiro e terceiro anos do Ensino Médio sobre conteúdos de natureza científico-escolar e tecnológica. O objetivo foi identificar se houve progresso de entendimento quando feita uma intervenção educacional a partir do estudo de uma Unidade Temática sobre o funcionamento da televisão. Procuramos verificar os fatores que influenciaram na aprendizagem, tais como a maturidade, familiaridade com o tema e foco de estudo. Interpretamos o progresso em termos da exposição do entendimento nas tarefas realizadas durante a aplicação do material. Utilizamos métodos qualitativos e quantitativos para análise dos nossos dados, que consistiram em gravações de áudio, anotações de caderno de bordo e relatos escritos. Verificamos que houve aprendizagem em relação aos conteúdos abordados. Os alunos que participaram da pesquisa apresentaram padrões diferenciados de aprendizagem. Verificamos ainda que o tipo de abordagem favoreceu mais o aumento do entendimento de conteúdos tecnológicos do que escolares, e a influência da hibridização foi maior também para os conceitos tecnológicos, se apresentando mais restrita para os conceitos escolares. |
Subject: | Educação Física Estudo e ensino (Segundo grau) |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84YSWQ |
Issue Date: | 29-May-2009 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
teseamandaamantes.pdf | 1.92 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.