Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84YSWQ
Tipo: | Tese de Doutorado |
Título: | Contextualização no ensino de Física: efeitos sobre a evolução do entendimento dos estudantes |
Autor(es): | Amanda Amantes Neiva Ribeiro |
Primeiro Orientador: | Oto Neri Borges |
Primeiro membro da banca : | Antonio Tarciso Borges |
Segundo membro da banca: | Cristiano Mauro Assis Gomes |
Terceiro membro da banca: | Adriana Gomes Dickman |
Quarto membro da banca: | Deise Miranda Vianna |
Quinto membro da banca: | José André Peres Angotti |
Resumo: | A presente pesquisa tem como foco a evolução do entendimento de estudantes do primeiro e terceiro anos do Ensino Médio sobre conteúdos de natureza científico-escolar e tecnológica. O objetivo foi identificar se houve progresso de entendimento quando feita uma intervenção educacional a partir do estudo de uma Unidade Temática sobre o funcionamento da televisão. Procuramos verificar os fatores que influenciaram na aprendizagem, tais como a maturidade, familiaridade com o tema e foco de estudo. Interpretamos o progresso em termos da exposição do entendimento nas tarefas realizadas durante a aplicação do material. Utilizamos métodos qualitativos e quantitativos para análise dos nossos dados, que consistiram em gravações de áudio, anotações de caderno de bordo e relatos escritos. Verificamos que houve aprendizagem em relação aos conteúdos abordados. Os alunos que participaram da pesquisa apresentaram padrões diferenciados de aprendizagem. Verificamos ainda que o tipo de abordagem favoreceu mais o aumento do entendimento de conteúdos tecnológicos do que escolares, e a influência da hibridização foi maior também para os conceitos tecnológicos, se apresentando mais restrita para os conceitos escolares. |
Assunto: | Educação Física Estudo e ensino (Segundo grau) |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84YSWQ |
Data do documento: | 29-Mai-2009 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
teseamandaamantes.pdf | 1.92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.