Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84YSWQ
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Contextualização no ensino de Física: efeitos sobre a evolução do entendimento dos estudantes
Autor(es): Amanda Amantes Neiva Ribeiro
Primeiro Orientador: Oto Neri Borges
Primeiro membro da banca : Antonio Tarciso Borges
Segundo membro da banca: Cristiano Mauro Assis Gomes
Terceiro membro da banca: Adriana Gomes Dickman
Quarto membro da banca: Deise Miranda Vianna
Quinto membro da banca: José André Peres Angotti
Resumo: A presente pesquisa tem como foco a evolução do entendimento de estudantes do primeiro e terceiro anos do Ensino Médio sobre conteúdos de natureza científico-escolar e tecnológica. O objetivo foi identificar se houve progresso de entendimento quando feita uma intervenção educacional a partir do estudo de uma Unidade Temática sobre o funcionamento da televisão. Procuramos verificar os fatores que influenciaram na aprendizagem, tais como a maturidade, familiaridade com o tema e foco de estudo. Interpretamos o progresso em termos da exposição do entendimento nas tarefas realizadas durante a aplicação do material. Utilizamos métodos qualitativos e quantitativos para análise dos nossos dados, que consistiram em gravações de áudio, anotações de caderno de bordo e relatos escritos. Verificamos que houve aprendizagem em relação aos conteúdos abordados. Os alunos que participaram da pesquisa apresentaram padrões diferenciados de aprendizagem. Verificamos ainda que o tipo de abordagem favoreceu mais o aumento do entendimento de conteúdos tecnológicos do que escolares, e a influência da hibridização foi maior também para os conceitos tecnológicos, se apresentando mais restrita para os conceitos escolares.
Assunto: Educação
Física Estudo e ensino (Segundo grau)
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84YSWQ
Data do documento: 29-Mai-2009
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
teseamandaamantes.pdf1.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.