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dc.contributor.advisor1Oto Neri Borgespt_BR
dc.contributor.referee1Antonio Tarciso Borgespt_BR
dc.contributor.referee2Cristiano Mauro Assis Gomespt_BR
dc.contributor.referee3Adriana Gomes Dickmanpt_BR
dc.contributor.referee4Deise Miranda Viannapt_BR
dc.contributor.referee5José André Peres Angottipt_BR
dc.creatorAmanda Amantes Neiva Ribeiropt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T09:12:12Z-
dc.date.available2019-08-10T09:12:12Z-
dc.date.issued2009-05-29pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/FAEC-84YSWQ-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como foco a evolução do entendimento de estudantes do primeiro e terceiro anos do Ensino Médio sobre conteúdos de natureza científico-escolar e tecnológica. O objetivo foi identificar se houve progresso de entendimento quando feita uma intervenção educacional a partir do estudo de uma Unidade Temática sobre o funcionamento da televisão. Procuramos verificar os fatores que influenciaram na aprendizagem, tais como a maturidade, familiaridade com o tema e foco de estudo. Interpretamos o progresso em termos da exposição do entendimento nas tarefas realizadas durante a aplicação do material. Utilizamos métodos qualitativos e quantitativos para análise dos nossos dados, que consistiram em gravações de áudio, anotações de caderno de bordo e relatos escritos. Verificamos que houve aprendizagem em relação aos conteúdos abordados. Os alunos que participaram da pesquisa apresentaram padrões diferenciados de aprendizagem. Verificamos ainda que o tipo de abordagem favoreceu mais o aumento do entendimento de conteúdos tecnológicos do que escolares, e a influência da hibridização foi maior também para os conceitos tecnológicos, se apresentando mais restrita para os conceitos escolares.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherFísica Estudo e ensino (Segundo grau)pt_BR
dc.titleContextualização no ensino de Física: efeitos sobre a evolução do entendimento dos estudantespt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
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