Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85VK7H
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Educação inclusiva: um olhar sobre o professor
Autor(es): Adriana Torres Maximo Monteiro
primer Tutor: Pura Lucia Oliver Martins
primer miembro del tribunal : Maria Teresa Egler Mantoan
Segundo miembro del tribunal: Priscila Augusta Lima
Resumen: Com o objetivo de trazer uma contribuição ao processo de educação inclusiva que vem se efetivando em nosso país, este trabalho toma como objeto de estudo a prática pedagógica de professores que trabalham com alunos com deficiência mental, em salas de aula de escolas comuns. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e modalidade de observação participante com registro etnográfico, desenvolvida em onze salas de aula nos segmentos de educação infantil e ensino fundamental, de nove escolas distribuídas em Belo Horizonte e Contagem. Dessas, apenas uma pertence à rede privada de ensino de Belo Horizonte. Tomei como base teórica a perspectiva de educação como espaço do exercício da práxis social, sendo a prática entendida como fonte de saberes. O estudo mostrou que a responsabilidade da educação inclusiva não é somente do professor, mas de todo o sistema educativo, das políticas públicas e da sociedade. Entretanto a docência pode trazer grandes contribuições nesse processo, criando, na prática, possibilidades de oferecer uma educação igual para todos.
Asunto: Educação
Educação e Estado  
Educação Aspectos sociais   
Educação inclusiva  
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85VK7H
Fecha del documento: 18-dic-2003
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
1000000517.pdf815.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.