Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85VK7H
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Educação inclusiva: um olhar sobre o professor
Authors: Adriana Torres Maximo Monteiro
First Advisor: Pura Lucia Oliver Martins
First Referee: Maria Teresa Egler Mantoan
Second Referee: Priscila Augusta Lima
Abstract: Com o objetivo de trazer uma contribuição ao processo de educação inclusiva que vem se efetivando em nosso país, este trabalho toma como objeto de estudo a prática pedagógica de professores que trabalham com alunos com deficiência mental, em salas de aula de escolas comuns. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e modalidade de observação participante com registro etnográfico, desenvolvida em onze salas de aula nos segmentos de educação infantil e ensino fundamental, de nove escolas distribuídas em Belo Horizonte e Contagem. Dessas, apenas uma pertence à rede privada de ensino de Belo Horizonte. Tomei como base teórica a perspectiva de educação como espaço do exercício da práxis social, sendo a prática entendida como fonte de saberes. O estudo mostrou que a responsabilidade da educação inclusiva não é somente do professor, mas de todo o sistema educativo, das políticas públicas e da sociedade. Entretanto a docência pode trazer grandes contribuições nesse processo, criando, na prática, possibilidades de oferecer uma educação igual para todos.
Subject: Educação
Educação e Estado  
Educação Aspectos sociais   
Educação inclusiva  
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85VK7H
Issue Date: 18-Dec-2003
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1000000517.pdf815.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.