Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85VK7H
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Pura Lucia Oliver Martins | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Maria Teresa Egler Mantoan | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Priscila Augusta Lima | pt_BR |
dc.creator | Adriana Torres Maximo Monteiro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-11T09:42:28Z | - |
dc.date.available | 2019-08-11T09:42:28Z | - |
dc.date.issued | 2003-12-18 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85VK7H | - |
dc.description.resumo | Com o objetivo de trazer uma contribuição ao processo de educação inclusiva que vem se efetivando em nosso país, este trabalho toma como objeto de estudo a prática pedagógica de professores que trabalham com alunos com deficiência mental, em salas de aula de escolas comuns. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e modalidade de observação participante com registro etnográfico, desenvolvida em onze salas de aula nos segmentos de educação infantil e ensino fundamental, de nove escolas distribuídas em Belo Horizonte e Contagem. Dessas, apenas uma pertence à rede privada de ensino de Belo Horizonte. Tomei como base teórica a perspectiva de educação como espaço do exercício da práxis social, sendo a prática entendida como fonte de saberes. O estudo mostrou que a responsabilidade da educação inclusiva não é somente do professor, mas de todo o sistema educativo, das políticas públicas e da sociedade. Entretanto a docência pode trazer grandes contribuições nesse processo, criando, na prática, possibilidades de oferecer uma educação igual para todos. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagogicas | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Educação e Estado | pt_BR |
dc.subject.other | Educação Aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject.other | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.title | Educação inclusiva: um olhar sobre o professor | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
1000000517.pdf | 815.57 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.